A magia das cores: uma proposta de trabalho em Geociências para a Educação Infantil

Autores

  • Monica Barreto Bardy Casimiro Prefeitura de São Bernardo do Campo - EMEB “Cândido Portinari”

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v6i0p47-54

Palavras-chave:

Geociências, Investigação científi ca, Ludicidade, Educação Infantil.

Resumo

Tratar questões vistas como mágicas pelas crianças através de investigações desenvolvidas dentro do universo lúdico é a proposta deste trabalho que pretende estabelecer relações entre conteúdos de Geociências e a investigação científi ca na educação infantil. Os questionamentos desta pesquisa são: como se constrói conhecimento sobre pigmentos minerais com uma turma de cinco anos de forma lúdica e investigativa? Como contribuir para uma visão crítica sobre a interferência do homem na utilização dos recursos naturais? Um projeto foi elaborado visando desenvolver estratégias para elaboração das etapas de pesquisa, levantamento de hipóteses, coleta de dados, localização de informações e socialização com o grupo. Em algumas etapas foram utilizados problemas para desenvolver o conhecimento na área de Geociências, nos quais os alunos passam pelas etapas de ação e refl exão. As atividades foram propostas para um grupo de crianças com idade entre cinco e seis anos da Educação Infantil. A história evolutiva do homem nos processos de obtenção de pigmentos minerais foi tratada a partir de livros, ilustrações, imagens, vídeos e exploração artística de diferentes materiais. Compondo assim, uma relação entre passado e presente de transformações naturais, culturais e sociais ao longo do tempo de forma contextualizada. Os resultados demonstraram que a área de Geociências possibilita um trabalho integrado com as demais áreas de conhecimento tornando a aprendizagem signifi cativa e ampliando questões sobre a vida no planeta de forma sustentável e sistêmica, considerando tanto aspectos da dinâmica dos processos geológicos quanto das modifi cações ocasionadas pela intervenção humana.

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Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

nao definida