Mapeamento socioambiental como contribuição metodológica à formação de professores e aprendizagem social

Autores

  • Denise de La Corte Bacci Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências. Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
  • Vânia Maria Nunes dos Santos Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente. Laboratório de Pesquisas e Práticas em Educação e Sustentabilidade. Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9087.v6i0p19-28

Palavras-chave:

Mapeamento socioambiental, Educação ambiental, Geociências, Lugar.

Resumo

(Re)conhecer o lugar em que se vive por meio de metodologias que usam o mapeamento como ferramenta para esse fi m tem como objetivo promove o (re)pensar de conceitos e a construção de novos conhecimentos e valores capazes de contribuir para a transformação de práticas, bem como para o desenvolvimento de novas competências, visando à gestão de confl itos por meio de processos de coaprendizagem e participação de forma plena e efi caz na solução/tomada de decisão sobre problemas. O mapeamento socioambiental é um instrumento didático-pedagógico de diagnóstico, planejamento e ação que promove a participação dos diferentes atores sociais na busca pela melhoria da qualidade de vida e na promoção da educação ambiental.

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Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

nao definida