Diagnose emendada de Gangamopteris buriadica Feistmantel do Permiano do Gondwana

Autores

  • Roberto Iannuzzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.
  • Mary Elizabeth Cerruti Bernardes-de-Oliveira Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica.
  • Sankar Suresh Kumar Pillai Birbal Sahni Institute of Palaeosciences - BISP, Lucknow
  • Graciela Pereira Tybusch Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.
  • Amanda Hoelzel Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p23-31

Palavras-chave:

Gangamopteris buriadica, Morfotaxonomia, Folhas enroladas, Flora Gondvânica Indo-Brasileira, Eopermiano.

Resumo

O principal objetivo deste estudo é reavaliar os caracteres diagnósticos de Gangamopteris (?) buriadica Feistmantel com base na análise do material tipo, depositado na coleção do Serviço Geológico da Índia, Calcutá, e outros espécimes depositados em distintas coleções situadas no sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro) e sul (Porto Alegre) do Brasil. Um recente reexame do material tipo revelou uma feição tafonômica única: a lâmina foliar está lateralmente dobrada sobre si mesma. Este fato implica em uma nova interpretação da forma da folha de um contorno lanceolado-espatulado para um mais ovalado-obovado. Além disso, a visão apenas parcial da lâmina não permite o entendimento do verdadeiro padrão das veias laterais por completo, as quais se inclinam em direção às margens laterais. Como uma conseqüência desta reinterpretação, propomos uma emenda à diagnose original desta espécie, a fim de incluir a lâmina curvada e o padrão de venação das margens laterais da folha como características diagnósticas da mesma. Alguns outros espécimes dos estratos permianos iniciais da Bacia do Paraná, também demonstraram essas mesmas feições diagnósticas e por isso foram incluídas nesta espécie fóssil. Conseqüentemente, a ocorrência de G. buriadica Feistm. emend. é confirmada e estendida para a Bacia do Paraná, sendo estratigráfica (Grupo Itararé e Formação Rio Bonito) e geograficamente (estados de São Paulo e Rio Grande do Sul) distribuída pelo sudeste-sul do Brasil. Por último, os significados taxonômico, tafonômico e ecológico da presença de folhas curvadas são brevemente discutidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diagnose emendada de Gangamopteris buriadica Feistmantel do Permiano do Gondwana. (2016). Geologia USP. Série Científica, 16(4), 23-31. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p23-31