Similaridades entre associações de cistos de dinoflagelados, K/Pc nos proto-oceanos Atlântico Sul e Índico

Autores

  • Júnior Bispo de Menezes Universidade Guarulhos, Programa de Pós-graduação em Análise Geoambiental, Guarulhos. Universidade de São Paulo – USP, Instituto de Geociências, IGc-GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Maria Judite Garcia Universidade de São Paulo – USP, Instituto de Geociências, IGc-GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Eduardo Premaor Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Laboratório de Palinologia Marleni Marques Toigo, Porto Alegre.
  • Paulo Eduardo De Oliveira Universidade de São Paulo – USP, Instituto de Geociências, IGc-GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo. The Field Museum of Natural History, Department of Botany, Chicago, IL, USA.
  • Mitsuru Arai Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro.
  • Mary Elizabeth Cerruti Bernardes-de-Oliveira Universidade de São Paulo – USP, Instituto de Geociências, IGc-GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Pauline Sabina Kavali Universidade de São Paulo – USP, Instituto de Geociências, IGc-GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo. Birbal Sahni Institute of Paleosciences, Uttar Pradesh.
  • Mahesh Shivanna Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Laboratório de Palinologia Marleni Marques Toigo, Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p135-149

Palavras-chave:

Cretáceo, Paleoceno, Cistos de dinoflagelados, Distribuição paleobiogeográfica Gondwana.

Resumo

Nesta contribuição analisamos a composição de assembleias de cistos de dinoflagelados encontrados em sedimentos da Bacia de Pelotas, sul do Brasil, durante o intervalo Cretáceo Superior - Paleoceno, com o objetivo de produzir uma primeira comparação com a Índia e outros continentes pertencentes ao Gondwana tais como América do Sul (Argentina e Uruguai), África (Nigéria e Oeste de Gana), Antártica, Austrália e Nova Zelândia. Um total de 13 espécies foi identificado, dentre as quais se observaram táxons endêmicos e cosmopolitas, que permitiram o reconhecimento de paleoambientes que variaram de nerítico raso, lagunar ou pantanoso costeiro, com deposição de sedimentos em condições anóxicas. A presente análise de similaridade entre essas associações de cistos de dinoflagelados permitiu o estabelecimento da distribuição paleobiogeográfica para a Bacia de Pelotas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Similaridades entre associações de cistos de dinoflagelados, K/Pc nos proto-oceanos Atlântico Sul e Índico. (2016). Geologia USP. Série Científica, 16(4), 135-149. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p135-149