Modelagem da geodiversidade para o anticlinal de Mariana, sudeste do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-134534

Palavras-chave:

Geodiversidade, Anticlinal de Mariana, Quantificação

Resumo

Os estudos que envolvem o conceito de geodiversidade e metodologias de quantificação desta são relativamente recentes. Neste trabalho, foram utilizadas variáveis geológicas em formato raster para a criação de um mapa que reflete índices de geodiversidade para a região do Anticlinal de Mariana, no sudeste do Quadrilátero Ferrífero. Esse anticlinal é uma estrutura regional localizada na região central do Estado de Minas Gerais, entre os municípios de Ouro Preto e Mariana. Essa estrutura é formada por rochas arqueanas do Supergrupo Rio das Velhas no seu núcleo e pelo Supergrupo Minas, proterozoicas, nas bordas dessa grande dobra. Nos domínios do Supergrupo Minas, observam-se valores superiores de geodiversidade em consequência principalmente da variação litológica que condiciona as características físicas do meio natural. A região passou por — nos últimos três séculos — e ainda registra atividades de mineração de ouro, bauxita, topázio imperial e quartzitos, gerando feições antrópicas em pontos identificados neste trabalho como aqueles que possuem maiores índices de geodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stênio Toledo Nascimento, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando na sub-área de Geologia Ambiental e Conservação dos Recursos Naturais.

Paulo de Tarso Amorim Castro, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Professor Doutor no Programa de Pós - Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais -Departamento de Geologia da Escola de Minas – UFOP. Caixa Postal nº 140. Campus Morro do Cruzeiro, CEP 35400-000, Ouro Preto, MG. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-04-24

Como Citar

Nascimento, S. T., & Castro, P. de T. A. (2019). Modelagem da geodiversidade para o anticlinal de Mariana, sudeste do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Brasil. Geologia USP. Série Científica, 19(1), 117-127. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-134534

Edição

Seção

Artigos