Orbiculoidea baini e Orbiculoidea excentrica (Brachiopoda, Discinidae) do Devoniano Médio (Sub-bacia Alto Garças, Bacia do Paraná) de Caiapônia, Goiás (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-137847Palavras-chave:
Unidade 4 do Grupo Chapada, Eogivetiano, Invertebrados, Evento KAČÁK, Fauna MalvinocáfricaResumo
Os braquiópodes devonianos de Goiás (Sub-bacia Alto Garças, Bacia do Paraná) possuem registros nos municípios de Caiapônia, Amorinópolis e Doverlândia. No entanto, a maior parte dos trabalhos existentes sobre esse grupo apenas cita a ocorrência desses fósseis nessas áreas, sem qualquer descrição taxonômica. Em vista disso, o objetivo do presente trabalho foi descrever os discinídeos Orbiculoidea baini, Orbiculoidea excentrica e Orbiculoidea sp. encontrados na cidade de Caiapônia. Tais braquiópodes foram preservados em assembleia nesse afloramento, instigando uma abordagem tafonômica simplificada. Os fósseis foram encontrados paralelos ao plano de acamamento, em uma assembleia fracamente empacotada com espécimes, em sua maioria, inteiros e inarticulados. Embora em menor número, vários indivíduos fragmentados também foram encontrados (alguns estilhaçados), o que reflete em transporte do material antes do soterramento, configurando uma tafocenose parautóctone a alóctone. Outro aspecto interessante é o tamanho diminuto dos braquiópodes associado ao fato de estes terem sido preservados em uma lente arenítica no topo de um siltito localizado sobre folhelhos pretos de idade Eogivetiana. Essas características podem estar relacionadas ao Efeito Lilliput, em virtude de os discinídeos preservados constituírem tanto formas adultas quanto juvenis. O Efeito Lilliput resultou de uma crise biótica (evento KAČÁK) ocorrida durante o Eifeliano-Givetiano. Essa é a primeira evidência desse efeito no Devoniano de Goiás (Sub-bacia Alto Garças, Bacia do Paraná).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).