Petrologia e Geocronologia U-Pb (Shrimp) do Granito Coimbra – Registro do Arco Magmático Amoguijá na Região de Corumbá (MS)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-138670Palavras-chave:
Cráton Amazônico, Bloco Rio Apa, Geocronologia U-Pb, Petrologia de granitosResumo
O Granito Coimbra representa parte do embasamento da região de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Esse corpo é composto das fácies porfirítica rosa, média a grossa cinza e fina rosa. Uma fase de deformação de caráter compressivo (F1) gerou uma foliação expressiva N10-20E nesse corpo, com a formação de zonas de cisalhamento paralelas. Posterior à deposição das coberturas neoproterozoicas, uma fase de deformação rúptil (F2) gerou falhas e fraturas. O granito estudado apresenta composição intermediária a ácida, gerado em ambiente de arco magmático a partir de um magmatismo calcioalcalino, metaluminoso a peraluminoso de natureza magnesiana, sendo caracterizada, litoquimicamente, como tonalitos, granodioritos, granitos e álcali granitos. A idade de cristalização U-Pb/SHRIMP em zircão é de 1859 ± 4 Ma, e os dados isotópicos Sm/Nd em rocha total indicaram valores εNd(1,86Ga) de -1,35 e idade modelo TDM de 2,27 Ga, que sugere a participação de uma fonte riaciana na origem do magma. As similaridades petrográficas, litoquímicas, geocronológicas e isotópicas entre o Granito Coimbra, o Granito Taquaral e as intrusões abrigadas na Suíte Intrusiva Alumiador do Bloco Rio Apa, sugerem que o Granito Coimbra pertença ao magmatismo representado por essa suíte e, consequentemente, ao Arco Magmático Amoguijá do Bloco Rio Apa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).