Idades U-Pb de zircão detrítico da sequência metassedimentar superior na região do Greenstone Belt de Guarinos, Goiás

Autores

  • Alex Joaquim Choupina Andrade Silva Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Departamento de Petrologia e Metalogenia.
  • Luiz Sérgio Amarante Simões Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP - Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente, Departamento de Petrologia e Metalogenia.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-121102

Palavras-chave:

Proveniência, U-Pb em zircão detrítico, Greenstone Belt de Guarinos.

Resumo

Na porção norte do Bloco Arqueano de Goiás ocorrem dois greenstone belts (Guarinos e Pilar de Goiás) cobertos por uma sequência metassedimentar, atribuída por diversos autores ao Grupo Araxá e por outros ao Grupo Serra da Mesa/Serra Dourada e, ainda, referida por alguns simplesmente como uma Sequência Mesoproterozoica. Embora ocorram semelhanças litoestratigráficas entre os grupos Araxá e Serra da Mesa, trabalhos mais recentes têm mostrado que a evolução dessas bacias e as suas idades de sedimentação possuem peculiaridades que as diferenciam entre si. Este trabalho apresenta dados geocronológicos U-Pb em zircão detríticos obtidos pelo método ablação a laser (LA-MC-ICP-MS) em amostras de quartzitos dessa sequência metassedimentar. O zircão mais jovem encontrado apresenta idade de 1405 ± 10 Ma, marcando o limite máximo de deposição e indicando área-fonte com rochas do  Mesoproterozoico. As amostras apresentam maior frequência de cristais paleoproterozoicos, entre 1796 e 2472 Ma, e populações mais antigas, de idade mesoneoarqueana, entre 2672 e 3112 Ma. Enquanto os detritos paleoproterozoicos a arqueanos podem ser provenientes das rochas que constituem o Bloco Arqueano de Goiás, a fonte para o conjunto mesoproterozoico é duvidosa; talvez esteja relacionada a rochas da Província Estanífera de Goiás, ou equivalentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, A. J. C. A., & Simões, L. S. A. (2017). Idades U-Pb de zircão detrítico da sequência metassedimentar superior na região do Greenstone Belt de Guarinos, Goiás. Geologia USP. Série Científica, 17(3), 49-66. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-121102