Caracterização da deformação rúptil em afloramento da Formação Resende, Bacia de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Ingrid Barreto Maciel Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Programa de Pós-graduação em Geologia)
  • Claudio Limeira Mello Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Programa de Pós-graduação em Geologia)
  • Aline Theophilo Silva Centro de Pesquisas da PETROBRAS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-391

Palavras-chave:

Formação Resende, Arenitos Pouco Consolidados, Deformação Rúptil, Comportamento Hidráulico de Falhas.

Resumo

Este trabalho apresenta a caracterização estrutural e a análise de paleontensões em um afloramento da Formação Resende (Eoceno), na Bacia de Volta Redonda, Rio de Janeiro, com a finalidade de subsidiar discussões a respeito do comportamento hidráulico de falhas em arenitos pouco consolidados. A Formação Resende é composta predominantemente por arenitos feldspáticos pouco consolidados e estratificados, intercalados a lamitos esverdeados, apresentando expressiva deformação tectônica, relacionada ao contexto evolutivo do Rift Continental do Sudeste do Brasil (RCSB). Essa unidade litoestratigráfica constitui um geomaterial análogo a importantes reservatórios siliciclásticos pouco consolidados e fraturados que ocorrem nas bacias da margem sudeste do Brasil. O afloramento estudado localiza-se próximo à borda sul do Gráben de Casa de Pedra, principal depocentro da Bacia de Volta Redonda. Sua arquitetura estrutural-estratigráfica foi definida a partir da elaboração de uma seção geológica (escala 1:100), de três perfis sedimentológicos (escala 1:20) e da análise de paleotensões de pares falha/estria. Destacam-se duas expressivas falhas normais — F1 e F2 — com orientação ENE-WSW e mergulhos opostos, dividindo o afloramento em três blocos principais, em padrão de gráben e horstes. Apesar do padrão distensivo dominante, elementos estruturais e estratigráficos (i.e. fraturas de Riedel; sobreposição de estrias normais às direcionais; variações abruptas da espessura de camadas) indicam a reativação de F1 e F2 segundo três eventos tectônicos sucessivos, relacionados à deformação do RCSB: Transcorrência Sinistral E-W, Transcorrência Dextral E-W e Distensão NW-SE. Esses eventos deram origem a elementos estruturais (i.e. clay smear; justaposição de camadas; zonas de dano e núcleo de falhas; bandas de deformação/compactação) condicionantes da capacidade hidráulica de falhas, como indicado pelas variações observadas no padrão de cimentação por óxidos de ferro entre os blocos alto e baixo das falhas principais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Maciel, I. B., Mello, C. L., & Silva, A. T. (2017). Caracterização da deformação rúptil em afloramento da Formação Resende, Bacia de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Geologia USP. Série Científica, 17(3), 113-124. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v17-391