Modelagem hidrogeoquímica de concentrações de fluoreto em águas subterrâneas em área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani, sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-141639Palavras-chave:
Águas subterrâneas, Modelagem geoquímica, FluoretoResumo
Problemas de qualidade da água subterrânea com altos teores de fluoreto foram estudados em porção da área de afloramentos do Sistema Aquífero Guarani (SAG), no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. A metodologia baseou-se na avaliação dos lineamentos das estruturas tectônicas e na modelagem geoquímica de 13 análises físico-químicas de águas subterrâneas de poços tubulares com informação de anomalias de fluoreto. O traçado dos lineamentos e a utilização do código de especiação PHREEQC 3.3.5 sugerem a ocorrência de contribuições mineralógicas distintas, em que a precipitação dos minerais carbonáticos oriundos da estrutura mineral do arenito do SAG e a troca catiônica exercem papel fundamental na hidrogeoquímica do fluoreto. Os resultados foram analisados pelos principais transectos, que permitiram determinar as características de dissolução e de precipitação no meio. A halita e a silvita apresentaram tendências de dissolução ao longo dos transectos traçados, em direção ao equilíbrio mineral. O mineral fluorita apresentou subsaturação com tendências ao equilíbrio mineral e, possivelmente, precipitação nas águas mais salinizadas. A metodologia aplicada permitiu extrair informações para melhor compreensão da dinâmica hidrogeoquímica das águas salinizadas e suas interações água/rocha em área de afloramento do SAG, constituindo um material para apoiar a pesquisa de concentrações anômalas de fluoreto na água subterrânea e para práticas de gestão desse importante sistema aquífero.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).