Mapeamento estratigráfico utilizando sísmica de alta resolução no trecho da futura Ponte Salvador-Itaparica, Bahia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-150500

Palavras-chave:

Baía de Todos os Santos, Sísmica rasa de Alta Resolução, Baías, Sondagens SPT

Resumo

As sequências sedimentares marinhas do Quaternário têm sido amplamente estudadas pela sísmica marinha de reflexão rasa, a qual se baseia na propagação das ondas sísmicas, com o intuito de realizar imagens das feições geológicas de subsuperfı́cie. Dados sísmicos em associação com furos de sondagens SPT podem produzir informações sobre litologia, coesão, profundidade, espessura e continuidade lateral das camadas, tendo assim grande utilidade no planejamento e na execução de obras de engenharia em regiões submersas, como pontes. Este trabalho realizou o mapeamento estratigráfico para identificar o topo do substrato rochoso e a espessura da cobertura sedimentar recente na região da Baía de Todos os Santos (BTS), na qual será construída uma ponte que ligará a cidade de Salvador à ilha de Itaparica. As linhas sísmicas de alta resolução foram obtidas utilizando-se fontes Boomer e Sparker. As linhas foram processadas por meio de um fluxo de processamento normalmente utilizado na indústria do petróleo no aplicativo Seismic Unix. A interpretação das linhas foi feita no aplicativo Meridata MDPS. Dessa forma, o embasamento rochoso (bacia do Recôncavo) foi mapeado, e a espessura da cobertura sedimentar quaternária foi determinada. Quatro unidades estratigráficas foram identificadas, sendo que a mais basal são as rochas sedimentares da Bacia do Recôncavo. Dentre as três unidades quaternárias identificadas, a mais inferior se acumulou sob condições subaéreas antes da inundação da baía. As duas unidades superiores se acumularam após a inundação da baía e estão separadas entre si por uma superfície de ravinamento por marés.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isaac de Oliveira Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências

    Possui graduação em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (2011), atualmente é mestre em Geologia, pela mesma instituição (2018). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica, atuando diretamente no processamento e interpretaçãode de dados sísmicos.

  • José Maria Landim Dominguez, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências

    José Maria Landim Dominguez concluiu a graduação em geologia pela Universidade Federal da Bahia, onde também obteve o Mestrado em Geologia, área de concentração em Sedimentologia. Concluiu seu doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Sciences da Universidade de Miami em 1987. Atualmente é professor titular em Geologia Costeira e Sedimentar da Universidade Federal da Bahia e coordena o inct AmbTropic - Ambientes Marinhos Tropicais. Atua nas áreas de Oceanografia, Geologia Marinha e Geologia Costeira. Seus principais interesses em pesquisa são: Origem e Evolução da Zona Costeira e Plataforma Continental, Variações do Nívels do Mar, Dinâmica Costeira, Sedimentação Marinha, Erosão Costeira e Sedimentação Deltáica.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mapeamento estratigráfico utilizando sísmica de alta resolução no trecho da futura Ponte Salvador-Itaparica, Bahia, Brasil. (2019). Geologia USP. Série Científica, 19(4), 85-98. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v19-150500