Uso turístico e educativo de sítios geológicos: estudo preliminar no baixo Rio Negro, Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v23-204678Palavras-chave:
Geoturismo, Parque Nacional de Anavilhanas, Geoconservação, GEOSSITResumo
Uma das premissas básicas da geoconservação é a identificação de lugares de interesse geológico (LIGs) como medida primordial para estabelecer um diagnóstico do território a fim de identificar, avaliar e classificar os sítios geológicos de acordo com seu valor científico, risco de degradação e potenciais de uso turístico e educativo, entre outros. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar LIGs com potencial para serem utilizados na estratégia de valorização e conservação da geodiversidade, agregando valor ao turismo praticado no baixo Rio Negro, no estado do Amazonas. O diagnóstico preliminar da geodiversidade e o potencial geoturístico do arquipélago de Anavilhanas consistiram em procedimentos de seleção, identificação, descrição, cadastro e avaliação de LIGs, tendo como ferramenta o Sistema de Cadastro e Quantificação de Geossítios e Sítios da Geodiversidade (GEOSSIT), bem como atividades de campo para reconhecer as feições geológicas, dentre outras. Foram avaliados quatro LIGs: Pedra Sanduíche, Gruta do Madadá, Pedra do Gavião e Cachoeira do Guariba, selecionados pelo seu valor turístico e uso educativo. A análise dos critérios usados na avaliação quantitativa no GEOSSIT indica a necessidade de adaptar alguns parâmetros de avaliação para os LIGs da região amazônica em virtude das várias especificidades desse território. Evidencia-se, portanto, a importância de tais propósitos visando circunstanciar os parâmetros quanto às subjetividades e às ponderações do pesquisador ao avaliar e valorar o patrimônio geológico.
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