Utilização de elipsoide de anisotropia variográfica como indicador cinemático em maciços rochosos fragmentados por falhas: o exemplo do depósito de asbestos crisotila cana brava (Minaçu, GO)

Autores

  • Carlos Eduardo dos Santos Universidade Federal do Paraná; Departamento de Geologia
  • João Carlos Biondi Universidade Federal do Paraná; Departamento de Geologia

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2011000300004

Palavras-chave:

Elipsoide de anisotropia, Indicador cinemático, Depósito de crisotila, Cana Brava

Resumo

Os parâmetros de um variograma dependem da direção na qual é calculado, assim como o elipsoide de anisotropia variográfica, cujos eixos indicam as direções de maior, média e menor continuidade da variável utilizada para calcular o variograma. Essa característica torna o elipsoide um indicador cinemático, visto que os elipsoides de anisotropia de blocos de um mesmo maciço rochoso ou corpo mineralizado serão rotados se os blocos o forem. O corpo mineralizado em crisotila do depósito Cana Brava é composto por 13 blocos, individualizados por falhas. Comparando os elipsoides de anisotropia variográfica da variável teor de crisotila desses 13 blocos, foi possível perceber que, apesar de deslocados uns em relação aos outros, na maioria das vezes o deslocamento ocorreu sem rotação. Isso permitiu unir blocos e usar apenas seis elipsoides, e seus respectivos variogramas, para estimar a quantidade de crisotila contida no depósito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Utilização de elipsoide de anisotropia variográfica como indicador cinemático em maciços rochosos fragmentados por falhas: o exemplo do depósito de asbestos crisotila cana brava (Minaçu, GO) . (2011). Geologia USP. Série Científica, 11(3), 65-77. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2011000300004