Carta geotécnica do perímetro urbano da Chapada dos Guimarães: subsídios ao plano diretor
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2012000100002Palavras-chave:
Carta geotécnica, Risco geológico, Processos do meio físico, Chapada dos GuimarãesResumo
A previsão, caracterização e documentação cartográfica dos processos do meio físico e de áreas de risco geológico são de fundamental importância para o planejamento e para a regulamentação adequada da ocupação humana, respeitando-se as potencialidades e limitações dos terrenos. A carta geotécnica, que é um instrumento técnico capaz de cumprir este papel, torna-se necessária para subsidiar planos diretores municipais, conforme demonstrado com a elaboração da carta geotécnica do perímetro urbano de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Para tal, utilizou-se a abordagem morfopedológica, que permitiu a interpretação integrada dos componentes do meio físico e deduções do funcionamento hídrico de vertentes, subsidiando, com praticidade e rigor técnico, a delimitação cartográfica de áreas relativamente homogêneas no que se refere aos processos do meio físico, atributos geotécnicos, e quanto às potencialidades e restrições ao uso do solo. Foram definidas e caracterizadas seis unidades geotécnicas, sendo uma favorável à ocupação sem restrições e outras duas com restrições passíveis de se controlar por obras de Engenharia Civil. As demais áreas, por apresentarem riscos geológicos relacionados ao movimento de massa e a processos erosivos de difícil controle, foram consideradas não favoráveis à ocupação urbana, admitindo-se, entretanto, uso eventual e localizado, atrelada a condições específicas de projeto e execução.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2012-04-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Salomão, F. X. de T., Madruga, E. de L., & Migliorini, R. B. (2012). Carta geotécnica do perímetro urbano da Chapada dos Guimarães: subsídios ao plano diretor . Geologia USP. Série Científica, 12(1), 5-15. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2012000100002