Existe um verdadeiro delta na foz do rio Ribeira de Iguape, São Paulo?
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2012000100004Palavras-chave:
Delta, Nível relativo do mar, Quaternário tardio, Litoral PaulistaResumo
A área de estudo está situada na planície costeira adjacente à foz do rio Ribeira de Iguape no litoral Sul do Estado de São Paulo, onde se localizam os municípios de Iguape, Cananeia e Ilha Comprida. Essa planície costeira apresenta mais de 1.500 km² de extensão. Tem sido interpretada como consequência da sedimentação marinha rasa pleistocênica e holocênica, atribuível às transgressões Cananeia e Santos, ocorridas durante os dois últimos estádios interglaciais denominados de Sangamoniano e Holocênico, intercalados pelo último estádio glacial denominado Wisconsiniano, segundo as denominações adotadas na América do Norte. No entanto, sem qualquer evidência plenamente justificável, tem sido postulado hipoteticamente que esta planície representaria um delta oceânico associado à foz do rio Ribeira de Iguape, que constitui a drenagem mais importante do litoral paulista, que demanda ao Oceano Atlântico. Este artigo apresentou os resultados de estudos essencialmente sedimentológicos baseados em análises granulométricas e de minerais pesados, que trazem importantes subsídios para uma resposta negativa à questão: "existe um verdadeiro delta na foz do rio Ribeira de Iguape (Estado de São Paulo, Brasil)?".Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-04-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Suguio, K., Rodrigues, R. B., & Silva, D. dos S. (2012). Existe um verdadeiro delta na foz do rio Ribeira de Iguape, São Paulo? . Geologia USP. Série Científica, 12(1), 39-51. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2012000100004