Imageamento digital de paleocavernas colapsadas com ground penetrating radar
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2012000300005Palavras-chave:
Paleocaverna colapsada, Ground penetrating radar, Afloramento análogo, Modelo de sólido digitalResumo
Nesse trabalho são apresentados os procedimentos metodológicos envolvidos no imageamento digital de paleocavernas colapsadas com ground penetrating radar (GPR), que ocorrem em tufas carbonáticas, situadas na borda oeste da Bacia Potiguar. Foi mapeada uma área em Quixeré (CE) e selecionado um afloramento na rodovia CE-377, denominado de Afloramento Quixeré. Em uma porção desta área foi confeccionado um fotomosaico e levantada uma seção-teste, com o GPR, para a comparação e parametrização das geometrias cársticas (aflorantes e as imageadas na linha geofísica). Os resultados foram satisfatórios e permitiram a adoção de critérios para a interpretação das paleocavernas colapsadas nas outras seções GPR, levantadas na região do afloramento. Foram adquiridas duas malhas de linhas GPR, a primeira mais ampla e espaçada norteou a locação da segunda, mais adensada, na porção sul do Afloramento Quixeré. Nos radargramas foram interpretadas e parametrizadas as geometrias das principais paleocavernas colapsadas. Para cada malha foi elaborado um modelo de sólido digital do Afloramento Quixeré, sendo que o primeiro modelo permitiu o reconhecimento da distribuição geral das tufas e a localização das paleocavernas colapsadas, enquanto o segundo modelo digital, por ser mais detalhado, possibilitou não apenas a individualização 3D das principais paleocavernas mas também o cálculo dos seus respectivos volumes. Os modelos de sólidos digitais são aqui apresentados como uma nova fronteira no estudo de afloramentos análogos a reservatórios (hídricos ou petrolíferos), na qual a parametrização e a caracterização volumétrica dos corpos geológicos passam a ser fundamental para compor bancos de dados, que conjuntamente com informações de propriedades petrofísicas serão utilizados em simulações computacionais mais realísticas de reservatórios.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2012-12-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Jesus, T. E. S. de, Reis Júnior, J. A. dos, Castro, D. L. de, & Lima-Filho, F. P. (2012). Imageamento digital de paleocavernas colapsadas com ground penetrating radar . Geologia USP. Série Científica, 12(3), 71-84. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X2012000300005