O significado estratigráfico do Complexo Solenoide no Permiano do Gondwana
DOI:
https://doi.org/10.5327/Z1519-874X201400020008Resumo
O Complexo Solenoide compreende um conjunto de lenhos fósseis com distribuição estratigráfica restrita ao Kunguriano médio-superior, presente no Gondwana Ocidental (Formação Irati, Bacia do Paraná, Brasil) e Oriental (Intervalo Barakar Superior de bacias da Índia). A sua ocorrência parece estar relacionada à adaptação de determinados grupos vegetais ao estresse paleoambiental em terras baixas de áreas costeiras sujeitas a variações de salinidade. O desaparecimento dessas formas no topo do Kunguriano está provavelmente relacionado à cessação de tais condições, o que é confirmado pelo registro sedimentar. A "Zona do Complexo Solenoide" aqui designada correlaciona-se com o clímax na diversificação de padrões estriados e teniados principalmente em polens bissacados, mas também em monossacados, refletindo importantes modificações no padrão vegetacional relacionadas à evolução climática e a processos tectônicos. O declínio do estágio icehouse durante o Permiano foi um fator importante para o desenvolvimento de padrões florísticos similares no leste e oeste do Gondwana em uma faixa latitudinal entre 40° - 55°.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-06-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Geologia USP. Série Científica, o direito de primeira publicação, com o trabalho sob a licença Creative Commons BY-NC-SA (resumo da Licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | texto completo da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/legalcode) que permite o compartilhamento do trabalho de forma não comercial e conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), conferindo os devidos créditos autorais da primeira publicação nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, uma vez que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O efeito do Acesso Aberto e downloads no impacto das citações).
Como Citar
Guerra-Sommer, M., Degani-Schmidt, I., Mussa, D., Kavali, P. S., & Shivanna, M. (2014). O significado estratigráfico do Complexo Solenoide no Permiano do Gondwana . Geologia USP. Série Científica, 14(2), 139-148. https://doi.org/10.5327/Z1519-874X201400020008