Nietzche e o Espectador

Autores

  • Ruy Lewgoy Luduvice Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2008.106132

Palavras-chave:

Nietzsche – Arte moderna – Gênio – Espectador

Resumo

O autor ensaia abordar os desafi os propostos pelos movimentos modernistas do começo do século 20, no que concerne à relação arte/espectador, à luz do pensamento estético do fi lósofo Friedrich Nietzsche em seus últimos textos. Para tal, serve-se das refl exões empreendidas por Ortega y Gasset, Robert Klein e Paul Klee sobre as mudanças intentadas pela assim chamada arte moderna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruy Lewgoy Luduvice, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduando em Filosofia pela USP.

Referências

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

KLEE, Paul. Sobre arte moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

KLEIN, Robert. A forma e o inteligível. São Paulo: Edusp, 1998.

NIETZSCHE. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Crepúsculo dos ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

______. Fragmentos fi nais. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, São Paulo: Imprensa Ofi cial do Estado, 2002.

______. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ORTEGA Y GASSET. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 2005.

SCHOPENHAUER. O mundo como vontade e como representação. São Paulo: Unesp, 2007.

VASQUEZ, Carlos. A aparência embriagada. Cadernos Nietzsche: do Departamento de Filosofia da FFLCH/USP, São Paulo, n.18, 2005.

Downloads

Publicado

2008-10-23

Edição

Seção

Academia