Os Sons e as Coisas

Autores

  • Rafael Rodrigues Garcia Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2008.106141

Palavras-chave:

Música – Renascimento – Classicismo – Estruturalismo – Arqueologia

Resumo

Trata-se de investigar a fundamentação da música no renascimento e a transição para o modelo de música do classicismo a partir dos postulados do estruturalismo. Pretende-se, então, mostrar em que medida a música, entendida como um setor da atividade humana ao qual a razão se volta, acompanha os processos da racionalidade ocidental que se desenvolve ao longo do tempo. Dessa maneira, o recorte que aqui é feito para fundamentar a música renascentista e sua posterior transição para o modelo clássico — ou seja, o advento da modernidade no campo da música — serve também como parâmetro para interpretar a evolução do fenômeno musical que se seguiu até os nossos dias.

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Biografia do Autor

  • Rafael Rodrigues Garcia, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduando em Filosofia pela USP.

Referências

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Publicado

2008-10-23

Edição

Seção

Academia