Boi da Cara Preta: Transfiguração do Escravo, Humanização do Boi

Autores

  • Ivan Luiz Chaves Feijó Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2011.106194

Palavras-chave:

sertão nordestino – ciclo do gado – escravidão – literatura de cordel – cultura popular.

Resumo

Tendo como ponto de partida a literatura de cordel nordestina, o texto analisa o ciclo do gado no sertão e a representação simbólica da figura do boi preto, como criatura mítica no qual o escravo é travestido. Podemos enxergar na saga do boi o drama dos africanos escravizados no Brasil, entoada por cantadores de origem ou de descendência africana, amalgamando realidade e imaginário. Tais expressões populares apontam o quanto foi conflituosa e complexa a transformação do africano em escravo para ser comprado no Brasil. O universo dos folhetos de cordel produziu imagens referentes à não aceitação dessa condição escrava, na figura do boi preto mágico, misterioso, veloz e livre, quebrando as correntes do confinamento e da submissão. Estas referências também são presentes nos cantos populares, nas cantigas de capoeira, nos cantos cerimoniais do candomblé e nas cantigas de ninar.

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Biografia do Autor

  • Ivan Luiz Chaves Feijó, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduando em História pela USP.

Referências

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Publicado

2011-11-23

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Boi da Cara Preta: Transfiguração do Escravo, Humanização do Boi. (2011). Humanidades Em diálogo, 4(1), 135-148. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2011.106194