Limites e possibilidades da educação formal: um debate entre Paulo Freire e Ivan Illich

Autores

  • Roberta Baessa Estimado Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • João Luís Lemos de Paula Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2014.106268

Palavras-chave:

Crise da Educação – Educação Formal – Desescolarização – Conscientização

Resumo

Neste artigo, discutiremos a dimensão institucional da crise da educação a partir de dois autores: Ivan Illich e Paulo Freire. Tendo como base o registro de um debate realizado entre eles e algumas de suas principais publicações das décadas de 1960 e 1970, analisaremos suas formulações e críticas acerca do modelo escolar e da institucionalização educacional. Depois dessa primeira aproximação, buscaremos possíveis relações de convergência e divergência entre Illich e Freire. Por fim, inserindo-os no quadro mais geral de debates sobre a crise da educação – desde o século XX até mais recentemente –, refletiremos sobre a atualidade das contribuições desses dois pensadores e os limites e as possibilidades da educação formal.

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Biografia do Autor

  • Roberta Baessa Estimado, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduanda em História pela Universidade de São Paulo.
  • João Luís Lemos de Paula Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Graduando em História pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2014-11-08

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Limites e possibilidades da educação formal: um debate entre Paulo Freire e Ivan Illich. (2014). Humanidades Em diálogo, 6, 175-190. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2014.106268