Aparência e propaganda n’O príncipe

Autores

  • Filipe Natal de Gaspari Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2016.113347

Palavras-chave:

O príncipe – Aparência – Propaganda – Representação

Resumo

Neste ensaio, estudo as ideias de “aparência” e “propaganda” presentes n’O príncipe de Maquiavel. Nas partes I e II, busco elucidar como tais noções aparecem no horizonte de análise d’O príncipe. Depois, sob o argumento da necessidade de se superar uma leitura meramente dogmática da obra, na seção III, procuro demonstrar a força reveladora das noções de imagem e representação para a compreensão da filosofia política de Maquiavel. Por fim, argumento que leituras objetivistas do método de nosso autor, como a de Ernst Cassirer, devem ser desencorajadas, pois, quando muito, tendem a dar um espaço inferior ao devido à dimensão mítica da representação constante dos escritos políticos de Maquiavel

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Biografia do Autor

Filipe Natal de Gaspari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2016-03-26

Como Citar

Gaspari, F. N. de. (2016). Aparência e propaganda n’O príncipe. Humanidades Em diálogo, 7, 183-193. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2016.113347

Edição

Seção

Academia