A construção do olhar de intérprete: o ensaísmo crítico de Gilda de Mello e Souza

Autores

  • Bárbara Luísa Pires Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2017.140536

Palavras-chave:

Gilda de Mello e Souza – Ensaísmo – Crítica – Estética – Pensamento social brasileiro.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns aspectos da produção ensaística de Gilda de Mello e Souza (1919–2005). Tentaremos, neste artigo, traçar um esboço referenciado no contexto da trajetória intelectual da autora que, estruturada no ensaísmo crítico, estabeleceu um método de escrita livre e original no campo das artes, da estética e do pensamento social. Acreditamos que o programa e a metodologia presentes nos ensaios de Gilda propõem um programa crítico interdisciplinar que envolve uma análise estética e sociológica dos autores e artistas que a crítica toma como objeto. Para dar base a esse argumento, o artigo buscará, num segundo momento, compreender o olhar crítico com que Gilda analisa alguns aspectos dos processos sociais no Brasil e constrói um tipo particular de análise interpretativa da cultura e da sociedade brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Bárbara Luísa Pires, Universidade Estadual de Campinas
    é granduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2017-06-14

Edição

Seção

Dossiê Gênero e Raça

Como Citar

A construção do olhar de intérprete: o ensaísmo crítico de Gilda de Mello e Souza. (2017). Humanidades Em diálogo, 8, 39-50. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2017.140536