O Cinema em Gilles Deleuze: apontamentos sobre a imagem-movimento

Autores

  • Ana Luísa Coutinho Fialho Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2021.159235

Palavras-chave:

Cinema, Deleuze, Bergson, Imagem-movimento

Resumo

Em Cinema 1 – A Imagem-Movimento (1983), Deleuze constrói conceitos que tratam dos elementos fundamentais de sua filosofia a respeito do cinema, tendo como ponto de partida a análise bergsoniana do movimento, em A Evolução Criadora (1907), e da imagem, em Matéria e Memória (1896) . Bergson, que conviveu com o cinema em seus primórdios (final do séc. XIX e início do séc. XX), faz menção a ele com uma concepção muito avessa àquela que a filosofia deleuziana viria a ter — apesar disso, sua crítica à maneira pela qual construímos nossa noção de movimento acaba conectando-se diretamente ao cinema pós-montagem, fertilizando um solo riquíssimo de análises filosóficas acerca do cinema, que Deleuze aproveitou para a elaboração de suas obras sobre o tema. O objetivo desse artigo é fortalecer a ponte entre a metafísica bergsoniana e a filosofia do cinema de Deleuze no sentido de entender a maneira particular pela qual Deleuze apropria-se de conceitos metafísicos de Bergson. Para isso, utilizamos análise estrutural dos textos mencionados, comparando-os. No final desse processo pudemos observar as relações de sentido entre conceitos bergsonianos e os planos cinematográficos analisados por Deleuze.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luísa Coutinho Fialho, Universidade Federal do ABC

Bacharela em Filosofia pela Universidade Federal do ABC.

Referências

BERGSON, H. Cartas, conferências e outros escritos. Tradução de Franklin Leopoldo e Silva, 1° edição. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1974. (Coleção Os pensadores)

BERGSON, H. Matéria e Memória. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BERGSON, H A Evolução Criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BERGSON, H. O Pensamento e o Movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, G. Cinema 1: A Imagem-Movimento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

DELEUZE, G. Cinema 2: A Imagem-Tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2005.

DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34, 2012.

LA SALVIA, A. L. As relações entre imagens: um estudo dos conceitos do Cinema para Gilles Deleuze. Editora Livros Ilimitados, 2012.

MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 2009.

Downloads

Publicado

2021-04-14

Como Citar

Fialho, A. L. C. (2021). O Cinema em Gilles Deleuze: apontamentos sobre a imagem-movimento. Humanidades Em diálogo, 10, 41-55. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2021.159235

Edição

Seção

Academia