Operação chacina: rotulações da chacina de Jacarezinho em jornais selecionados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.192227Palavras-chave:
Interacionismo simbólico, Teoria da rotulação, Sociologia do desvio, Mídia, Chacina do JacarezinhoResumo
Este trabalho resulta da coleta de materiais jornalísticos acerca da chacina policial ocorrida na favela do Jacarezinho em 6 de maio de 2021, buscando analisá-los qualitativamente à luz do interacionismo simbólico e do labelling approach. Sendo este um dos casos mais violentos da história do Rio de Janeiro e que tomou as manchetes em todo país nos principais jornais e demais meios de comunicação, buscamos desnudar os discursos e categorizações que se deram no entorno do fato ocorrido e dos agentes sociais. A partir deste estudo, revelam-se as disputas de narrativas e rotulações em torno da qualificação dos envolvidos e das definições da situação, o que permite então esmiuçar as construções simbólicas em torno de atores e grupos sociais tidos como desviantes por diferentes mídias informativas, bem como sua comparação.
Downloads
Referências
BARATTA, Alessandro. Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal: Introdução à sociologia do Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2013.
BECKER, Howard Saul. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BLUMER, Herbert. Sociedade como interação simbólica. Plural, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 282-293, 2018.
BLUMER, Herbert. A natureza do interacionismo simbólico. In: MORTENSEN, David. Teoria da comunicação: textos básicos. São Paulo: Mosaico, 1980.
CIRINO DOS SANTOS, Juarez. Criminologia: contribuição para crítica da economia da punição. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2021.
LALLEMENT, Michel. História das Ideias Sociológicas: De Parsons aos contemporâneos. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2008. v.2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Beatriz Araújo da Silva, Marcos Garcia Fracaro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.