Meios de comunicação, educação e repertório

Autores

  • Giovanna Mendonça Cozzetti Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Lucas Nibbering Alves da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.176414

Palavras-chave:

Meios de Comunicação, Comunicação, Educação, Cultura, Indústria cultural

Resumo

Os meios de comunicação estão inseridos em uma lógica de dominação e luta por hegemonia, ao mesmo tempo em que também podem contribuir à formação de repertório e emancipação conjugadas com uma educação libertadora e crítica. Nesse sentido, ressaltaremos a potência de conteúdos midiáticos tanto no sentido do reforço e da manutenção do status quo, quanto no da emancipação pela incitação crítica, combinada com estratégias educativas. Para tanto, nos valemos de casos exemplificativos obtidos por meio de pesquisa de dados secundários (como reportagens e estatísticas), bem como de análise teórica, nos valendo de autores que tratam acerca da Linguagem e principalmente de matriz marxista, bem como dos meios de comunicação, e também da Educação, para analisarmos a relação entre comunicação, educação, e a construção de repertório. Analisaremos as contradições intrínsecas, demonstrando as intersecções das iniciativas de comunicação materializadas em produtos culturais com os interesses hegemônicos e com as iniciativas educativas.

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Biografia do Autor

  • Giovanna Mendonça Cozzetti, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Estudante de graduação do curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-04-27

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Meios de comunicação, educação e repertório. (2022). Humanidades Em diálogo, 11, 195-209. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.176414