Impacto do Declínio do Desempenho Cognitivo Natural nos Processos de Aprendizagem e Inclusão Digital

Autores

  • Ana Clara Espirito Santo da Luz Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luana Carla de Castro Félix Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Letícia de Almeida Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.177361

Palavras-chave:

Inclusão digital, Pessoa Idosa, Declínio Cognitivo, Envelhecimento Saudável, Aprendizagem

Resumo

A inclusão digital é uma exigência do mundo contemporâneo, sendo fundamental para a reinserção de idosos no mercado de trabalho e participação na comunidade. Com isto, este artigo objetiva elucidar as implicações do declínio cognitivo natural aos processos de aprendizagem na velhice. Foi realizado um levantamento bibliográfico narrativo com busca nas bases de dados SciELO, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Concluiu-se que o declínio cognitivo natural na senescência implica em diminuição da velocidade de processamento, atenção e memória tornando necessário mais tempo de aprendizado, ainda carecendo de pesquisas mais aprofundadas sobre as implicações desse declínio nos processos de aprendizagem. Além disso, foi possível observar que a aprendizagem se constitui como um importante fator de estimulação da plasticidade neural e programas de inclusão digital são instrumentos para o desenvolvimento de aprendizagens e participação social.

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Publicado

2022-04-27

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Impacto do Declínio do Desempenho Cognitivo Natural nos Processos de Aprendizagem e Inclusão Digital. (2022). Humanidades Em diálogo, 11, 171-181. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.177361