“Defying sumptuary laws” : crise e desenvolvimento da vanguarda na poesia de John Ashbery

Autores

  • Rafael Rapizo Nery Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2023.192311

Palavras-chave:

John Ashbery, Pós-vanguarda, Poesia-contemporânea, Vanguarda, Montagem

Resumo

Este ensaio busca adentrar a poesia de John Ashbery a fim de determinar as condições particulares de formalização que compõem a escrita e o pensamento poético do autor. Para tal, valemos da comparação de seus poemas com a produção literária que lhe era notoriamente anterior, e com que foi associado inicialmente em sua recepção, a saber, a vanguarda europeia do início do século XX, especialmente o surrealismo e o dadá – comparação guiada pelo debate estabelecido pelo próprio poeta (também crítico de arte) e por leituras de teorias acerca da montagem e do acaso na forma artística. Resulta disto a observação de que Ashbery parece se afastar da estética de ruptura e choque associada à montagem em sua condição originária na vanguarda europeia, trabalhando, antes, suas capacidades compositivas nos termos de movimento, fluidez e possibilidade.

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Biografia do Autor

  • Rafael Rapizo Nery, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    É bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrando no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC-USP), desenvolvendo a dissertação "Subjetividade e Representação em The Double Dream of Spring de John Ashbery", sob a orientação de Viviana Bosi. À época do envio do artigo, o autor ainda não tinha ingressado no mestrado.

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Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

Academia

Como Citar

“Defying sumptuary laws” : crise e desenvolvimento da vanguarda na poesia de John Ashbery. (2023). Humanidades Em diálogo, 12, 164-178. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2023.192311