Masculinidades e o homem latino-americano: transformações, perpetuações e novos estereótipos em Legally Blonde (2001)

Autores

  • Gustavo Santos da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.192544

Palavras-chave:

Cinema, Hollywood, Masculinidades, Legalmente Loira

Resumo

Mediante a necessidade e a ebulição dos estudos sobre as masculinidades, o desenvolvimento deste artigo visa apresentar os resultados parciais obtidos após a análise do filme Legally Blonde (Legalmente Loira), dirigido por Robert Luketic (2001), frutos de pesquisa de monografia ainda a ser publicada. Por meio de personagens como Enrique (Greg Serano), David (Oz Perkins) e Warner Huntington (Matthew Davis), este artigo ambiciona refletir acerca da produção das masculinidades, em especial da masculinidade latino-americana, mediante o cinema hollywoodiano, atentando-se para novos espaços, novas limitações, para as perpetuações de estereótipos previamente desenvolvidos pela indústria cinematográfica hollywoodiana e, também, para os encontros e diálogos (amigáveis ou não) entre América Latina e Estados Unidos da América.

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Biografia do Autor

  • Gustavo Santos da Silva, Universidade Federal do Paraná

    É graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil, em 2022. Mestrando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, ingresso em 2023. Áreas de interesse: estudos de gênero, especialmente masculinidades; a relação entre Cinema e História; identidades latino-americanas e suas construções. À época do envio do artigo, o autor não tinha ingressado no mestrado.

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Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

Academia

Como Citar

Masculinidades e o homem latino-americano: transformações, perpetuações e novos estereótipos em Legally Blonde (2001). (2023). Humanidades Em diálogo, 12, 89-102. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2022.192544