Diretrizes para autores e política editorial

A revista Humanidades em Diálogo é editada por alunos de graduação do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade de São Paulo: PET Filosofia, PET História, PET Ciências Sociais e PET Sociologia Jurídica. Os objetivos do periódico são contribuir para o aprofundamento do diálogo entre as diferentes disciplinas e campos do saber da área de humanidades, divulgar a produção de conhecimento elaborada por alunos de graduação, bem como proporcionar a estes alunos uma primeira experiência com publicações acadêmicas.  

A revista Humanidades em Diálogo adota a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados (CC BY-NC-ND). Para mais informações sobre a licença, acesse https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/br/

 

Dos requisitos para submissão

Serão analisados somente os materiais inéditos e que não estejam em processo de avaliação em outros periódicos de publicação. Nesse sentido, o(a) autor(a) concorda em submeter seu trabalho à revista Humanidades em Diálogo e declara ceder os direitos de reprodução gráfica, caso o material submetido venha a ser publicado.

Vedam-se:

  • a publicação na revista de textos de membros e ex-membros de sua Comissão Editorial;
  • a submissão de artigos por alunos que tenham ingressado em programa de pós-graduação;
  • a publicação de textos de mesma autoria em volumes consecutivos, com exceção de coautoria;
  • a publicação de textos em que seja verificado o cometimento de plágio. Todo e qualquer trabalho que contiver plágio será automaticamente desclassificado e seu(sua) autor(a) sujeito(a) às devidas sanções legais;
  • a publicação de textos de autores que tenham cometido plágio em edições anteriores da revista. 

 

Do processo avaliativo dos trabalhos 

A revista Humanidades em Diálogo adota como sistema de avaliação de artigos e resenhas o parecer duplo-cego, que preza pelo anonimato do(a) autor(a) e do(a) parecerista durante o fluxo avaliativo e, como consequência, pela transparência e equidade apreciativa. Para tanto, suprimimos dos materiais qualquer indicação nominal de autores ou pareceristas. 

  • Artigos serão enviados, inicialmente, a 02 pareceristas, que poderão julgar o material como i. aprovado; ii. aprovado com modificações; ou iii. reprovado. No caso de um parecer “aprovado” e outro “reprovado”, a Comissão Editorial enviará o artigo para um terceiro avaliador. 
  • Resenhas serão enviadas a 01 parecerista, apenas, que poderá classificar o material como i. aprovado; ii. aprovado com modificações; ou iii. reprovado. 
  • Os demais materiais, como ensaios, textos literários, ilustrações e poesias são avaliados internamente pela comissão editorial. 

A primeira etapa avaliativa pela qual artigos e resenhas submetidos à revista Humanidades em Diálogo passam é a verificação da adequação destes materiais às regras e instruções presentes nos editais e o exame de seu conteúdo, como a averiguação da existência ou não de plágio. Esse processo preza tanto pela originalidade dos materiais publicados na revista quanto pela adequação destes à conduta ética esperada no processo de escrita e produção de materiais acadêmicos. 

Vale ressaltar o caráter pedagógico almejado pela Humanidades em Diálogo. Por se tratar de uma revista voltada exclusivamente a produções realizadas por alunos da graduação, procuramos proporcionar o que muitas vezes é uma primeira experiência com publicações acadêmicas para esse grupo. Dessa maneira, buscamos refletir esse propósito por meio de um diálogo entre o corpo editorial e os(as) autores(as). 

Esse contato se dá tanto com relação a sugestões de adequação dos textos às instruções presentes nos editais da revista e à política de prevenção ao plágio, quanto na vivência de passar por uma avaliação duplo-cega. Assim, procuramos promover um processo didático junto às autorias e promover uma experiência com a produção de textos para publicação acadêmica.

 

Das competências da Comissão Editorial 

Compete à Comissão Editorial: 

  • O acompanhamento de todos os materiais relacionados à seleção de textos e imagens, edição, montagem e distribuição da revista.
  • A definição das linhas gerais da submissão, publicação, seu funcionamento, bem como sua concepção editorial. 

A Comissão Editorial é autônoma e soberana em relação ao conteúdo e à publicação final de cada volume da revista, dentro das normas estabelecidas pelos editais. O número de materiais a ser publicado também será definido pela Comissão Editorial.