Imaginário e deslocamentos nas representações de brincadeiras

Autores

  • Renata Sieiro Fernandes Universidade Estadual de Campinas; Centro de Memória &ndash

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1616.v12i13p323-357

Palavras-chave:

Imaginário e lúdico, Educação não-formal e lúdico, Brincadeiras infantis e juvenis

Resumo

Este artigo visa apresentar resultados de uma pesquisa de Mestrado que relacionam os conceitos de infância, cultura, imaginário e lúdico em atividades de brincar em um espaço de educação não-formal, a partir de representações do cotidiano por parte de crianças, jovens, educadores e pesquisadora. O método de análise baseou-se nas interpretações de desenhos e fotografias construídas e depoimentos dados no momento da pesquisa a partir de temas propostos para representação gráfica. Os referenciais teóricos utilizados basearam-se em autores da área da Sociologia da Educação e da Psicologia Sócio-interacionista, que tratam do tema do imaginário em representações gráficas ou em situações de brincadeiras infantis. As conclusões principais são que os imaginários de adultos, jovens e crianças têm suas particularidades, mas não são estanques, sofrendo influências entre si a partir das relações estabelecidas no cotidiano, afetando-se e podendo produzir mudanças e deslocamentos nos modos de imaginar e trabalhar com seus repertórios imagéticos.

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Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

nao definida