A escolarização dos jovens migrantes brasileiros: problemas e perspectivas

Autores

  • Gláucia de Oliveira Assis Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Natália Cristina Ihá Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1616.v13i14p357-378

Palavras-chave:

Segunda-geração, Escola, Exclusão, Perspectiva

Resumo

Este estudo sobre a segunda geração de migrantes brasileiros nos EUA destaca a inserção dos jovens e adolescentes no ambiente escolar ao mesmo tempo em que buscam também um lugar no mercado de trabalho. A escola é para muitos deles porta de entrada no novo mundo, onde acontecem os principais conflitos e choques de identidade, inter e intra-relacionados com a questão lingüística, sociocultural e política, num processo de exclusão e racismo que ao mesmo tempo agrega comunidades e as segrega do acesso à principal via da sociedade norte-americana (Ver BOURDIEX, A miséria do mundo). A metodologia aplicada nesta pesquisa procurou seguir as trajetórias dos migrantes e as relações que eles estabelecem entre Brasil e EUA. Também foram utilizados os dados coletados no Consulado de Boston, além das análises de dados secundários relevantes encontrados nas bibliografias revisadas. Autores como Bourdieux (2001), Sayad (1998), Penna e Mey (1998), Elias (1996) e Assis (2003) e especialistas, como Portes (2001), Alba (2003) e Suarèz-Orozco (2002), foram de extrema importância para referendar este artigo. O resultado desta análise aponta para a esperança do jovem migrante brasileiro em se inserir na sociedade norte-americana para ganhar a América, ao mesmo tempo em que demonstra sua falta de perspectiva, por serem indocumentados.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

nao definida