Serviço de Referência Virtual: uma análise estratégica por meio da aplicação da matriz SWOT

Autores

  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Educação, Informação e Comunicação
  • Marcia Regina Silva Universidade de Sao Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Educação, Informação e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p118-135

Palavras-chave:

Serviço de Referência Virtual. Análise SWOT. Biblioteca Universitária.

Resumo

O Serviço de Referência Virtual (SRV) diz respeito às formas de prestação de serviço de referência e informação por meioda utilização de tecnologia da informação, com o intuito de oferecer uma série de benefícios aos seus usuários. Como ainda se trata de uma tecnologia recente, existem muitos recursos que podem ser explorados em benefício de todos os envolvidos, como as bibliotecas universitárias e usuários deste serviço. Para que estes benefícios possam ser usufruídos, este estudo se propõe a aplicar a metodologia de análise estratégica SWOT em um site de uma biblioteca universitária, com a intenção de identificar os principais pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades do serviço de referência virtual. Foi possível verificar que o SRV é uma oportunidade para aumentar a satisfação do usuário e, também, a interação das bibliotecas universitárias com seus usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

DAMIAN, I. P. M.; SILVA, M. R. Serviço de Referência Virtual: uma análise estratégica por meio da aplicação da matriz SWOT. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 118-135, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7i2p118-135. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/106227. Acesso em: 27 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigos