Um mapeamento da produção científica sobre Bibliotecas Comunitárias na Ciência da Informação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p40-66Palavras-chave:
Biblioteca comunitária, Biblioteconomia, Ciência da InformaçãoResumo
As bibliotecas comunitárias são criadas pela própria comunidade com o enfoque em práticas de leitura e ação cultural. No campo da Ciência da Informação esse tema é pouco tratado, quando comparado aos trabalhos que discorrem sobre outros tipos de bibliotecas. No entanto, diversas pesquisas estão surgindo nos últimos anos sobre o tema assim como diversas bibliotecas comunitárias estão sendo criadas. Considera esses pressupostos para justificar esta pesquisa que tem como objetivo mapear e analisar o estado da arte sobre o estudo de bibliotecas comunitárias no campo da Ciência da Informação brasileira. De caráter exploratório e descritivo, a pesquisa demandou como procedimento metodológico a identificação, recuperação e análise da produção científica nas bases BRAPCI, nos anais do ENANCIB e nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação nacionais. Essa etapa resultou num corpus de 41 documentos que datam de 1970 até 2013. A principal conclusão da pesquisa atenta ao fato de que existe a necessidade de mais políticas públicas em que sejam consideradas as especificidades das bibliotecas comunitárias e a efetiva participação do bibliotecário junto às demandas desse tipo de biblioteca, assim como na elaboração das políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.