Contribuições da Fundação Ford à formação e consolidação de campos científicos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p93-117

Palavras-chave:

cooperação internacional, fomento, filantropia científica.

Resumo

No cenário da cooperação internacional a Fundação Ford se destaca, pois a partir do final da Segunda Guerra Mundial, assumiu uma posição de liderança em relação a outras agências de fomento, pois possui um volume substancial de recursos, o que lhe permite atuar em várias partes do mundo fomentando ações para produção e divulgação do conhecimento. Assim, o objetivo do artigo é examinar as contribuições da Fundação Ford na formação ou consolidação de campos científicos no Brasil. Para analisar como o apoio institucional e financeiro da fundação foi relevante para alguns campos científicos, recolheu-se um conjunto de dados que permitiu avaliar e conhecer os impactos do fomento nas comunidades científicas. Para a coleta dos dados empíricos procedeu-se inicialmente a uma pesquisa bibliográfica, por meio de consultas a catálogos de bibliotecas e base de dados nacionais e internacionais. A partir daí, coletou-se e organizou-se os dados a partir de fontes primárias como os relatórios anuais da fundação e fontes secundárias como base de dados de doações Grants Database. Conclui-se que não há evidências para se afirmar que o financiamento da Fundação Ford foi ou é imprescindível ao desenvolvimento científico do Brasil, mas de alguma forma ela desempenhou um papel fundamental na construção e apoio a comunidades de pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednéia Silva Santos Rocha, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Atualmente é bibliotecária na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP).

Downloads

Publicado

2016-10-07

Como Citar

ROCHA, E. S. S. Contribuições da Fundação Ford à formação e consolidação de campos científicos no Brasil. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 93-117, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7i2p93-117. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/110886. Acesso em: 27 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigos