Entre arte, técnica e tecnologia: algumas considerações sobre a bibliografia e seus gestos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7iespp23-40Palavras-chave:
Bibliografia, Técnica, Tecnologia, Arte da Bibliografia, CulturaResumo
O trabalho propõe uma discussão acerca do conceito de “gesto bibliográfico”, buscando defini-lo em relação às definições de técnica e de tecnologia. Busca entender o âmbito dos fazeres do que chamamos bibliografia, na medida em que essa se torna fazer biblioteconômico, explicitando e organizando suas ferramentas. O cerne da discussão individualiza duas operações diferentes, uma de natureza técnica e outra tecnológica. Sem uma clara fronteira hierárquica entre especulação e aplicação, entre ciência e técnica, é preciso estruturar o discurso das práticas bibliográficas lá onde ainda ele não se articula em teoria. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica que discute os conceitos, em uma perspectiva histórica, utilizando autores que refletiram sobre essas questões, principalmente Herbert Marcuse, Michel Foucault e Michel de Certau. Com efeito, a tecnologia, entendida como sistema organizado de aparatos a serem utilizados graças a competências técnicas, é um processo que se desenvolve principalmente a partir da Idade Moderna e a bibliografia, entendida como conjunto de práticas ligadas ao fazer também se desenvolve no mesmo eixo temporal. O perfil de autonomia alcançado pela tecnologia, principalmente no campo da informação, produz um conjunto de problemas para o desenvolvimento da bibliografia, que buscaremos individualizar. Nossa proposta é recuperar uma ideia de bibliografia como técnica que se identifica como gesto que produz expressão cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.