Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24Palavras-chave:
Métodos de pesquisa mistos, Revisões de literatura mistas, Educação continuada em pesquisa, Ciência da informação, Avaliação de pesquisa.Resumo
O emprego de métodos mistos e revisões de literatura mistas pode ser uma janela de oportunidades para que os pesquisadores se insiram no processo de internacionalização da ciência. Desse modo, o presente trabalho sistematiza conceitos, formas de construção e critérios de avaliação relacionados a pesquisas empregando métodos mistos e revisões de literatura mistas. No que se refere à metodologia, empregou-se uma revisão de literatura seletiva, considerando o critério de relevância do texto para que se tenha uma inicialização e compreensão dos aspectos essenciais relacionados a métodos mistos e revisões mistas. Em seguida, empregou-se um relato de caso que apresenta a percepção de pesquisadores brasileiros sobre uma experiência de ensino-aprendizagem com a temática de métodos mistos e revisões mistas. Como resultado, entende-se que o conhecimento sobre métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas tem potencial para aumentar a capacidade de investigação nacional e internacional; ampliar a massa crítica de revisores para a atuação em agências de fomento e em periódicos nacionais e internacionais; e, reforçar a colaboração internacional para desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.