Abordagens conceituais e aplicativas da mediação nos serviços de informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p106-123

Palavras-chave:

Mediação da informação. Serviços de informação. Mediação implícita. Mediação explícita.

Resumo

Apresenta a mediação da informação como um campo profícuo de estudos e práticas profissionais no campo da Ciência da Informação (CI) e no espectro biblioteconômico-informacional, relacionado a diversos outros conceitos como serviços de informação, competências em informação, produtos de informação, tecnologias de informação, gestão da informação. Objetiva abordar as perspectivas teórico-conceituais e tipológicas da mediação da informação, estabelecendo intercorrências com os serviços de informação, contemplando aplicações mútuas no desiderato da mediação implícita e explícita. Utiliza como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, estabelecendo diálogo com obras diversas como livros e artigos sobre as temáticas “mediação” e “serviços de informação”. Os resultados demonstram que há várias possibilidades de aplicação da mediação implícita e explícita, tanto para a fundamentação das pesquisas sobre mediação da informação, quanto para práticas profissionais em ambientes de informação. Conclui-se que as relações entre mediação e serviços de informação demonstram o amplo caráter técnico, pedagógico e institucional na CI e nas práticas profissionais nos ambientes de informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri
    Professor do Curso de Graduação e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da UFCA.
  • Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará
    Professora do Departamento de Ciências da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Editora da Revista Informação em Pauta da UFC.

Downloads

Publicado

2017-10-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Abordagens conceituais e aplicativas da mediação nos serviços de informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 8, n. 2, p. 106–123, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p106-123. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/122628.. Acesso em: 18 abr. 2024.