Desafios e possibilidades da atividade mediadora do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos: o uso do LaTeX
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i1p25-51Palavras-chave:
Normalização de trabalhos acadêmicos, Estilos bibliográficos, Gerenciadores de referências, Formato BibTeX, LaTeX (programas de computador).Resumo
O artigo aborda a atuação do bibliotecário frente às novas demandas dos usuários, para as quais se faz necessário conhecer as ferramentas disponíveis, dentre elas o LaTeX. Tem por objetivo apresentar e incentivar o uso do LaTeX por bibliotecários e usuários de bibliotecas universitárias, com a finalidade de compreendê-lo em sua estrutura e enquanto recurso utilizado pela comunidade na produção e normalização de trabalhos acadêmicos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada, caracterizada também como pesquisa-ação, subsidiada pelas seguintes estratégias de coleta de dados: a observação da estrutura de teses e dissertações da área de Física e a realização de testes em softwares de edição em LaTeX. Discorre acerca da importância da participação do bibliotecário na normalização de trabalhos acadêmicos por meio do uso do LaTeX, ao explanar sucintamente as suas funcionalidades na edição de textos complexos e na definição de comandos para citação e referências bibliográficas, com uso do formato BibTeX e do gerenciador de referências JabRef. Apresenta a proposta de um template desenvolvido na plataforma ShareLaTeX, ferramenta online disponível para a edição compartilhada, estruturado em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ANBT). Destaca, por fim, ser essencial o bibliotecário manter-se atento às novas ferramentas de normalização bibliográfica, sendo apresentada a ferramenta LaTeX como mais um recurso disponível para as bibliotecas universitárias, exigindo do bibliotecário o compromisso em compreender, avaliar e aperfeiçoar as funcionalidades de acordo com as especificidades de cada área do conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.