Prospecção de cenários para competências em informação como instrumento de inteligência competitiva
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p42-68Palavras-chave:
Gestão da informação e do conhecimento, Inteligência competitiva, Competência em informação, Cenários prospectivosResumo
A inteligência competitiva no contexto das organizações contemporâneas tem se apresentado como uma ferramenta importante frente aos ambientes constantemente instáveis. Entretanto, para que as atividades de inteligência competitiva (IC) sejam desenvolvidas com maestria, a competência em informação (Coinfo) se apresenta como uma abordagem para identificação, coleta, mapeamento, armazenamento, análise e disseminação das informações que possibilita a análise de mercado, tomada de decisões e realização do ciclo de inteligência competitiva. Este artigo teve como objetivo desenvolver cenários que identifiquem as variáveis sobre competências em informação necessárias para realização de atividades de inteligência competitiva. Recorrendo à técnica de análise de cenários prospectivos, o presente estudo utilizou-se do modelo de simulação indicada por Rojo, buscando elaborar cenários prospectivos das competências em informação para os analistas de inteligência competitiva. Como resultado, a construção dos cenários simulados permitiu identificar condições para que as organizações possam se preparar, antecipadamente, para eventuais mudanças futuras, reduzindo suas incertezas organizacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor concorda com as prerrogativas do DOAJ para periódicos de acesso aberto adotadas pela revista:
- concessão à revista o direito de primeira publicação sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos, com reconhecimento da autoria.
- autorização para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista , como a publicação em repositorios institucionais desde que o reconhecimento da autoria e publicação inicial na InCID
- leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, linkar o texto completo dos arquivos sem pedir permissão prévia aos autores e/ou editores, desde que respeitado o estabelecido na Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.