Bases teóricas da gestão da informação

da gênese às relações interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i2p89-106

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Gestão da Informação, Informação, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo discorre sobre os principais acontecimentos históricos e as iniciativas que deram origem à gestão da informação. Apresenta o progresso conceitual do tema, partindo da discussão basilar sobre as significações iniciais para os termos informação e gestão, ao discutir a respeito das relações interdisciplinares da gestão da informação. Caracteriza-se como estudo exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. A gestão da informação contemporânea torna a disciplina fundamental para o desenvolvimento de uma nova - a Gestão do Conhecimento - cujo objetivo se diferencia do da gestão da informação por pensar para além da gestão da informação. A partir disso, considera-se que o objetivo principal deste estudo foi atingido, porque deu subsídios teóricos para o desenvolvimento de pesquisas futuras em gestão da informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samuel Alves Monteiro, Instituto Federal do Sertão Pernambucano
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba
  • Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba
    Pós-doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista “Julío Mesquita Filho” (UNESP); Doutora em Administração, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bases teóricas da gestão da informação: da gênese às relações interdisciplinares. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 89–106, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i2p89-106. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133677.. Acesso em: 28 mar. 2024.