Comparação entre sistemas para criação de acervos digitais: análise dos softwares livres DSpace, EPrints, Fedora, Greenstone e Islandora a partir de novas dimensões analíticas

  • Dalton Lopes Martins Universidade Federal de Goiás
  • Marcel Ferrante Silva Universidade Federal de Goiás
  • Joyce Siqueira Faculdade Anhanguera de Anápolis
Palavras-chave: Software livre, Repositórios digitais, Dimensões analíticas

Resumo

Os repositórios digitais estão cada vez mais integrados ao cotidiano, principalmente por possibilitar a universalização do conhecimento por meio de acesso rápido e, muitas vezes, gratuito a documentos de toda ordem. Existem atualmente diversas opções de softwares disponíveis para este fim, dessa forma, para auxiliar os gestores responsáveis por definir a melhor ferramenta para seu projeto, originou-se o objetivo desta pesquisa, de analisar cinco principais softwares livres: DSpace, EPrints, Fedora, Greenstone e Islandora e verificar quais destes atendem o maior número de requisitos previamente classificados em dimensões analíticas.  Assim, foram analisadas 182 funcionalidades, divididas em 10 dimensões analíticas, dos quais obteve-se que o DSpace atende uma maior porcentagem de funcionalidades, com 57%, sendo seguido pelo EPrints, com 38%, a Islandora, com 36%, o Greenstone, com 23% e o Fedora, com 19%. A partir deste resultado, pretende-se oferecer aos gestores importante ferramenta de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalton Lopes Martins, Universidade Federal de Goiás
Professor no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação na Universidade de Brasília – UnB e no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás – UFG
Marcel Ferrante Silva, Universidade Federal de Goiás
Professor Adjunto no Curso de Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás – UFG.
Joyce Siqueira, Faculdade Anhanguera de Anápolis

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Professora da Faculdade Anhanguera de Anápolis, Goiás, Brasil.

Publicado
2018-06-01
Como Citar
MARTINS, D.; SILVA, M.; SIQUEIRA, J. Comparação entre sistemas para criação de acervos digitais: análise dos softwares livres DSpace, EPrints, Fedora, Greenstone e Islandora a partir de novas dimensões analíticas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 9, n. 1, p. 52-71, 1 jun. 2018.
Seção
Artigos