A feira de livros a partir de narrativas orais: uma experiência simbólica na cultura informacional do Rio de Janeiro

  • Amanda Salomão Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Gustavo Silva Saldanha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -
Palavras-chave: Feira de livro, Linguagem, Narrativas orais, Simbolismo, Cultura informacional,

Resumo

A partir do entendimento de espaços diversificados de produção dos saberes e da informação, a proposta do estudo é construir subsídios para a compreensão das condições simbólicas de circulação e apropriação de saberes, tendo como foco as experiências urbanas das feiras de livro no Estado do Rio de Janeiro. Especificamente, a análise propôs um olhar sob as feiras de livro e suas camadas de produção simbólica de realidade no âmbito do uso dos artefatos informacionais. O delineamento do objeto de estudo ficou caracterizado através do que tratamos como “cultura feirante de informação e a informação sobre a cultura das feiras: produção, circulação e apropriação de fontes de informação sobre feiras de livro no Estado do Rio de Janeiro”. O foco central do presente artigo analisa como esse conhecimento se constrói no locus da feira, de modo a lançar luz nas experiências simbólicas e de apropriação de saberes que ocorrem nesses ambientes. Segundo uma abordagem qualitativa, tendo por base os registros orais de visitantes e livreiros da Primavera Literária de 2016, através de entrevista semiestruturada, intentou-se investigar como suas experiências com o universo informacional contribuem para a construção de um conhecimento sobre as feiras e para a criação de interações simbólicas, de modo a compreender como a vivência nas feiras produz significação simbólica de seus sujeitos e promove a apropriação de saberes sobre esses ambientes e seus artefatos informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Salomão, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Mestranda em Ciência da Informação pelo convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (UFRJ-IBICT). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como voluntária no Grupo de Pesquisa pesquisa Ecce Liber: filosofia, linguagem e saberes, vinculado ao Grupo de Pesquisa Ecce Liber, orientado pelo Professor Doutor Gustavo Silva Saldanha (IBICT).
Gustavo Silva Saldanha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -
Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como docente nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT e em Biblioteconomia da UNIRIO. É vice-coordenador do Grupo de Trabalho 1 (Estudos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). É membro, desde 2008, da Rede Franco-Brasileira de Mediações e Usos Sociais dos Saberes e da Informação (Rede Mussi) e, desde 2014, do International Center for Information Ethics (ICIE), coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Capurro. Dedica-se às relações entre filosofia, linguagem e organização dos saberes. Investiga os conceitos fundamentais do campo informacional, no âmbito das investigações epistemológicas, historiográficas e metodológicas da Ciência da Informação, da Documentação, da Bibliografia, da Bibliologia e da Biblioteconomia. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialização em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), doutorado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Publicado
2018-06-01
Como Citar
SALOMÃO, A.; SALDANHA, G. A feira de livros a partir de narrativas orais: uma experiência simbólica na cultura informacional do Rio de Janeiro. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 9, n. 1, p. 168-193, 1 jun. 2018.
Seção
Artigos