Estudo comparativo de indexação complete de texto para recuperação de informações em sistemas gerenciadores de banco de dados

Autores

  • Edson Marchetti da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET - MG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p281-301

Palavras-chave:

Indexação automática, Recuperação de informação, Relevância, Bases de dados de textos completos

Resumo

A indexação completa de textos é uma funcionalidade dos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD) que possibilita a pesquisa e recuperação de informações em documentos de textos de forma eficiente. Dessa forma, foram estudadas e comparadas as características da indexação completa de textos de três produtos de software, objetivando entender a solução mais adequada sob a perspectiva de características das funcionalidades e desempenho da indexação completa de textos destinados a recuperação de informação. Nesse contexto, foi descrita a fundamentação teórica sobre o processo de indexação automática destacando os principais algoritmos utilizados para cálculo de relevância para recuperação de informações. Também foram testados e comparados os produtos de software Microsoft SQL Server, Oracle Database e PostgreSQL no que tange à indexação e pesquisa dos documentos armazenados nesses SGBD. Os resultados demonstram que a escolha de um SGBD irá depender da aplicabilidade do mesmo, sendo fundamentada pelo tipo de documento a ser indexado, funcionalidades implementadas no SGBD e orçamento para investimento em software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

SILVA, E. M. da. Estudo comparativo de indexação complete de texto para recuperação de informações em sistemas gerenciadores de banco de dados. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 281-301, 2019. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i1p281-301. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/152193. Acesso em: 16 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos