Biblioteca na vida acadêmica de um estudante surdo: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v12i2p284-304

Palavras-chave:

Surdez, Bibliotecas, Acessibilidade, Ensino Superior

Resumo

Ao ingressar na universidade, o estudante surdo depara-se com uma realidade que nem sempre é a mesma que vivenciou em escolas bilíngues até o Ensino Médio. Por ser um universo maior e mais diversificado, nem sempre está presente um profissional intérprete de Libras/língua portuguesa, de materiais bilíngues, e a comunicação pode não acontecer de forma acessível à sua compreensão. Essa ruptura na realidade acadêmica do estudante surdo é mais frequente do que se imagina e pode apresentar fatores que comprometem sua trajetória de estudos e aprendizagens. A literatura mostra que existem possibilidades para estabelecer uma relação satisfatória entre biblioteca - estudante surdo - bibliotecário, mas como ela acontece? O que pode ser oferecido para um estudante surdo usuário de uma biblioteca universitária? Como ocorrer o atendimento para esse estudante? Para tentar responder a essas perguntas e conhecer essa relação, buscaram-se subsídios teóricos na literatura nacional para construir o referencial deste estudo, que objetivou analisar as respostas a uma entrevista realizada com um estudante surdo, matriculado em um programa de pós-graduação, sobre sua relação com a biblioteca (equipe e ambiente). Os resultados apontam desafios a serem superados pelos usuários com deficiência, nas bibliotecas, como a falta de comunicação, ausência de acervo e recursos especializados. Conclui-se, portanto, que os atendimentos inclusivos para o usuário surdo ainda não acontecem como deveriam e que as bibliotecas precisam estar atentas ao cumprimento de sua responsabilidade na sociedade inclusiva. 

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Biografia do Autor

  • Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, Universidade Estadual Paulita 'Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

    Bibliotecária, Mestra em Ciência da Informação (UNESP/Marília) e Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial (UNESP/Marília). Membro do GT Acess - Acessibilidade em Bibliotecas – FEBAB e do Grupo de Pesquisa DefSen – UNESP/Marília.

  • Carla C. Tescaro Santos Lino, Universidade Estadual Paulita 'Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

    Professora bilíngue de SRM-Surdez pela SEED-PR. Mestra em Ensino (UNOPAR). Doutoranda em Educação, na linha de Educação Especial (UNESP/Marília). Membro do Grupo de Pesquisa DefSen – UNESP/Marilia.

  • Eduardo José Manzini , Universidade Estadual Paulita 'Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília, Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, São Paulo, e Pós-Doutorado em Educação pela UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa DefSen – UNESP/Marilia.

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Publicado

2021-11-30

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

WELLICHAN, Danielle da Silva Pinheiro; LINO, Carla C. Tescaro Santos; MANZINI , Eduardo José. Biblioteca na vida acadêmica de um estudante surdo: um relato de experiência. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 12, n. 2, p. 284–304, 2021. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p284-304. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/180896.. Acesso em: 18 abr. 2024.