Mediação da leitura nas vivências dos estudantes do curso de Ciências Sociais da UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p326-344

Palavras-chave:

Mediação da leitura, Formação de leitor, Fontes de informação - leitura

Resumo

A mediação da leitura como interferência consciente no processo de formação dos sujeitos leitores é o tema desta comunicação. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo analisar o processo de formação dos estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), enquanto leitores, e as interferências da mediação da leitura no componente curricular Documentação II. A pesquisa se configura como descritiva que adotou como método o estudo de caso. Optou-se pela técnica de aplicação de questionário junto aos discentes, inscritos no referido componente, visando a obtenção de informações sobre o gosto pela leitura; o uso das fontes de informação; e a interferência do mediador na formação leitora. Para a realização da pesquisa foi necessária uma reflexão, à luz da literatura, que abordasse o tema leitura na perspectiva de Perrotti (1999) e Dumont (2020); como também mediação da leitura a partir das concepções de Bortolin (2010); Jesus e Gomes (2019); Cavalcante (2021) e Santos, Sousa e Almeida Junior (2021). Conclui-se que no ensino superior os sujeitos leitores também devem ser apoiados para o alcance da autonomia no processo de leitura crítica, reflexiva e que possibilita uma reflexão sobre si e suas ações como sujeito protagonista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, PB, Brasil.

    Docente do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, BA, Brasil.

  • Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

    Docente do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. 

  • Ingrid Paixão de Jesus , Universidade Federal da Bahia

    Mestre em Ciência da Informação e bibliotecária pela Universidade Federal da Bahia. 

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. p. 9-32.

ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: goo.gl/mRLa4. Acesso: em 10 mar. 2021.

CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Mediação da leitura e alteridade na educação literária. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-14, 18 jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57262/32635. Acesso em: 03 mar. 2021.

DUMONT, Lígia Maria Moreira. Construtos próprios sobre leitura na Ciência da Informação. In: DUMONT, Lígia Maria Moreira (org.). Leitor e leitura na Ciência da Informação: diálogos, fundamentos, perspectivas. Belo Horizonte: ECI/UFMG, 2020. cap. 1, p. 21-52.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 24 mar. 2022.

JESUS, Ingrid Paixão; GOMES, Henriette Ferreira. A mediação da leitura no viés das dimensões da mediação da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/510/469. Acesso em: 02 mar. 2021.

PERROTTI, Edmir. Leitores, ledores e outros afins (apontamentos sobre a formação ao leitor). In: PADRO, Jason; CONDINI, Paulo (org.). A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro: Agnus, 1999. cap. 5, p. 31- 43.

SANTOS, Juliana Ormastroni Carvalho. Uma discussão sobre a produção de sentidos na leitura entre Bakhtin e Vygotsky. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 32, n. 62, p. 75-86, jun. 2014. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/241/140. Acesso em: 25 mar. 2021.

SANTOS, Raquel do Rosário; SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Os valores pragmático, afetivo e simbólico no processo de mediação consciente da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 1, p. 343-362, jan./mar. 2021. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40808/pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

SILVA, Rovilson José da; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação: perspectivas conceituais em Educação e Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 71-84, jun. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362018000200071&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 mar. 2021.

STOCKER, Claudia Teresinha. Os caminhos e descaminhos da leitura na aquisição do conhecimento. Nova Friburgo: Êxito Brasil; Niterói: Intertexto, 2011.

VELHO, G.; KUSCHNIR, K. (org.). Mediação, cultura e política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; SANTOS, Raquel do Rosário; JESUS , Ingrid Paixão de. Mediação da leitura nas vivências dos estudantes do curso de Ciências Sociais da UFBA. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 1, p. 326–344, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p326-344. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/184374.. Acesso em: 24 abr. 2024.