Criatividade científica: pesquisadores e métodos criativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p163-181

Palavras-chave:

Processo criativo, Pesquisa científica, Metodologia científica

Resumo

O desenvolvimento de pesquisa sobre criatividade é essencial para que haja avanços e inovações em diferentes contextos e domínios, em especial, o científico, auxiliando na identificação de oportunidades e problemas variados, bem como na geração de novas abordagens e soluções. Enquanto importante ferramenta para resolução de problemas, o pensamento criativo pode ser muito proveitoso para ciência em geral, no entanto, há muitas lacunas a respeito dessa interação. A compreensão detalhada da criatividade em todas as suas dimensões torna-se fundamentalmente importante diante de problemas cada vez mais complexos. Com base nisso, este estudo objetivou identificar possíveis contribuições da criatividade no escopo da produção científica, e para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos para definição dos conceitos de criatividade e criatividade científica, assim como para o levantamento das principais características concernentes aos temas: criatividade; criatividade científica; pessoa criativa; processo criativo; pesquisador/cientista; e método científico. Os resultados demonstraram que os cientistas podem ser considerados como pessoas criativas e que técnicas e ferramentas de estímulo à criatividade podem ser implementadas nas atividades científicas, a fim de que os pesquisadores sejam incentivados a explorar e investigar caminhos inovadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Thiemi Nakamura-Gonino, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, SC, Brasil

  • Gustavo Medeiros de Araújo, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, SC, Brasil;

    Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, SC, Brasil.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S. Personality traits of brazilian creative scientists. Gifted and Talented International, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 14-18, mar. 1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/15332276.01.11672872. Acesso em: 09 maio 2021.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: teoria e pesquisa, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 1-8, abr. 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722003000100002. Acesso em: 09 maio 2021.

AMABILE, T. M.; COLLINS, M. A.; CONTI, R.; PHILLIPS, E.; PICARIELLO, M.; RUSCIO, J.; WHITNEY, D. Creativity in context. New York: Routledge, 1996. 336 p.

AMABILE, T. M.; HILL, K. G.; HENNESSEY, B. A.; TIGHE, E. M. The work preference inventory: assessing intrinsic and extrinsic motivational orientations. Journal of Personality and Social Psychology, [S. l.], v. 66, n. 5, p. 950-967, 1994. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/0022-3514.66.5.950. Acesso em: 07 mar. 2021.

BARBOSA, R. G. Criatividade científica: aspectos epistemológicos. Revista Eletrônica DECT, Vitória, v. 8, n. 01, p 4-19, 2018. Disponível em: https://ojs2.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/633. Acesso em: 09 maio 2021.

BARRETT, M. Special focus issue: december 2001: philosophical perspectives of music education. Research Studies in Music Education, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 72-72, dez. 2000. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1321103x0001500111. Acesso em: 02 jun. 2021.

BEVERIDGE, W. I. B. Sementes da descoberta científica. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1981.

BODEN, M. A. The creative mind: myths and mechanisms. 2. ed. [S. l.]: Routledge, 2004. 360 p.

BOHM, D. Sobre a criatividade. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.

BOTELLA, M.; GLAVEANU, V.; ZENASNI, F.; STORME, M.; MYSZKOWSKI, N.; WOLFF, M.; LUBART, T. How artists create: creative process and multivariate factors. Learning and Individual Differences, [S. l.], v. 26, p. 161-170, ago. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.lindif.2013.02.008. Acesso em: 02 jun. 2021.

BUNGE, M. Epistemologia: curso de especialização. São Paulo: Universidade de São Paulo: 1980.

BUNGE, M. La investigación científica. 2. ed. corr. Barcelona: Ariel, 1989.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Creativity: flow and the psychology of discovery and invention. New York: Harper Collins, 1998.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Implications of a systems perspective for the study of creativity. In: STERNBERG, R. J. (org.). Handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 1999. p. 313-335.

CSIKSZENTMIHALYI, M.; GETZELS, J. W. The personality of young artists: an empirical and theoretical exploration. British Journal of Psychology, [S. l.], v. 64, n. 1, p. 91–104, 1973. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2044-8295.1973.tb01331.x. Acesso em: 03 maio 2021.

DUAILIBI, R.; SIMONSEN JR., H., Criatividade & marketing. São Paulo: M. Books, 2009. 156 p.

ESLING, P.; DEVIS, N. Creativity in the era of artificial intelligence. Preprint, ago. 2020. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2008.05959. Acesso em: 03 jun. 2021.

EYSENCK, H. As formas de medir a criatividade. In: BODEN, M. (Org.), Dimensões da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p. 203-244.

FAPESP. Perfil desejável do pesquisador. Revista Pesquisa FAPESP, v. 23, ago. 1997. Acesso em: 22 de jun. 2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/perfil-desejavel-do-pesquisador/.

FELDMAN, D.H.; CSIKSZENTMIHALYI, M.; GARDNER, H. A framework for the study of creativity. In: FELDMAN, D. H.; CSIKSZENTMIHALYI, M.; GARDNER, H. (Org.). Changing the world: a framework for the study of creativity. Westport: Praeger, 1994. p. 1- 45.

GARDNER, H. Creating minds: an anatomy of creativity seen through the lives of Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham, and Gandhi. New York: Basic Books, 1993. 608p.

GARVEY, W. D.; GRIFFITH, B. C. Communication and information process within scientific disciplines, empirical findings for psychology. In: GARVEY, W. D. Communication: the essence of science; facilitating information among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon, 1979. 332 p. Apêndice A, p. 127-147.

GLĂVEANU, V. P. Creative as a sociocultural act. The Journal for the Theory of Social Behavior, v. 49, n. 3, p. 165-180, jun. 2015.

HENNESSEY, B.A.; AMABILE, T.M. Creativity. Annual Review of Psychology, [S. l.], v. 61, n. 1, p. 569-598, jan. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.093008.100416. Acesso em: 20 maio 2021.

HU, W.; ADEY, P. A scientific creativity test for secondary school students. International Journal of Science Education, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 389-403, abr. 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/09500690110098912. Acesso em: 10 jun. 2021.

KNELLER, G. F. The art and science of creativity. London: Holt, Rinehart and Winston, 1965. 106 p.

KNELLER, G. F. Arte e ciência da criatividade. 5. ed. São Paulo: IBRASA, 1978. 128 p.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996. 119 p.

LUBART, T. Models of the creative process: past, present and future. Creativity Research Journal, [S. l.], v. 13, n. 3-4, p. 295-308, out. 2001. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1207/s15326934crj1334_07. Acesso em: 10 jun. 2021.

LUBART, T. The 7 C's of creativity. The Journal of Creative Behavior, [S. l.], v. 51, n. 4, p. 293-296, dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1002/jocb.190. Acesso em: 16 abr. 2021.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999. 268 p.

MOLES, A. A. A criação científica. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1971.

PINHEIRO, I. R. Modelo geral da criatividade. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 25, n. 2, p. 153-160, abr./jun. 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS; E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RHODES, M. An analysis of creativity. The Phi Delta Kappan, v. 42, n. 7, p. 305–310, 1961. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20342603. Acesso em: 15 jun. 2021.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1980.

SAWYER, R. K. Explaining creativity: the science of human innovation. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2014.

TRUJILLO, F.A. Metodologia da ciência. 3. ed. Rio de Janeiro: Kennedy, 1974.

ZAINUDDIN, Z.; SUYIDNO, S.; DEWANTARA, D.; MAHTARI, S.; NUR, M.; YUANITA, L.; SUNARTI, T. The correlation of scientific knowledge-science process skills and scientific creativity in creative responsibility based learning. International Journal of Instruction, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 307-316, 1 jul. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.29333/iji.2020.13321a. Acesso em: 16 abr. 2021.

WALLAS, G. Art of thought. London: Jonathan Cape, 1926. 202 p.

WESCHSLER, S. Criatividade: descobrindo e encorajando. 3. ed. Campinas: Livro Pleno, 2002. 421 p.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

NAKAMURA-GONINO, Camila Thiemi; ARAÚJO, Gustavo Medeiros de. Criatividade científica: pesquisadores e métodos criativos. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 1, p. 163–181, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p163-181. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190106.. Acesso em: 23 abr. 2024.