A representação temática da informação e a acessibilidade digital em tempos excepcionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p236-256

Palavras-chave:

Representação da informação, Acessibilidade, COVID-19, Saúde

Resumo

O acesso à informação é um dos requisitos para à construção de uma sociedade mais equitativa. Os ambientes informacionais governamentais, disponíveis na web, além de tratar aspectos de informação, devem atender aos aspectos navegacionais, funcionais e visuais para que possam satisfazer a necessidade de acesso de todos os usuários. O objetivo do artigo foi investigar, no contexto da COVID-19, como se institui a representação da informação e a acessibilidade digital em sites das prefeituras municipais das capitais dos estados do Brasil e do Distrito Federal. Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo e de enfoque qualitativo. Assim sendo, identificou-se a prevalência de adoção do termo “COVID-19”. Por intermédio do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), foi possível evidenciar que há maior incidência de pontuações maiores que setenta porcento e menores que oitenta e cinco por cento, ou seja, nos parâmetros do ASES, corresponde ao segundo pior percentual de avaliação. Não houve pontuações superiores a noventa e cinco por cento. As lacunas de acessibilidade identificadas pelo validador, estão relacionadas à seção “Conteúdo/Informação”. Reforça-se a necessidade de constante busca pela resolução de problemas relativo à acessibilidade. Ratifica-se o papel dos pesquisadores da área da Ciência da informação e do eixo representação da informação, principalmente em tempos de excepcionalidades, que imprimem senso de urgência ao acesso e a recuperação da informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Regina Moitinho Lage, Universidade Estadual de Londrina

    Doutoranda em Ciência da Informação. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Administração, Especialização em Pedagogia Empresarial e Especialização em Gestão Púbica. Pesquisadora Grupo de Pesquisa: Metarrepresentação do assunto em condensações informacionais. Atuando em temáticas pertinentes a organização da informação e do conhecimento e na representação da informação Atua em temáticas pertinentes a Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, Análise da Informação, Literatura de Cordel, Saúde Pública e Coletiva.

  • Tatiana Tissa Kawakami, Universidade Estadual de Londrina

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Arquivologia pela UEL (2021). Mestra em Ciência da Informação pela UEL (2015). Possui licenciatura em Artes Visuais pelo Programa Especial de Formação Pedagógica (PROFOP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2017). Pesquisadora Grupo de Pesquisa: Metarrepresentação do assunto em condensações informacionais.  Atua principalmente nos seguintes temas: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento; Leitura Documentária, Análise Documentária/ Análise da Informação. Acessibilidade e Usabilidade da Informação.

  • Andréia Del Conte de Paiva, Universidade Estadual de Londrina

    Doutoranda em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Administração Pública pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora Grupo de Pesquisa: Metarrepresentação do assunto em condensações informacionais. Atua em temáticas pertinentes a Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, Leitura Documentária, Análise Documentária/ Análise da Informação e Literatura de Cordel.

  • Rosane Suely Alvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina

    Chefe do Departamento de Ciência da Informação da UEL. Possui Graduação em Biblioteconomia, Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UEL. Líder e Pesquisadora Grupo de Pesquisa: Metarrepresentação do assunto em condensações informacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento; Leitura Documentária, Análise Documentária/ Análise da Informação; Incentivo à Leitura; Linguagens verbais e não verbais; Linguística Textual; Gestão de Arquivos. Literatura de Cordel.

Referências

AKUTSU, L.; PINHO, J. A. G. Sociedade da informação, accountability e democracia delegativa: investigação em portais de governo no Brasil. Revista de Administração Pública, São Paulo, v. 36, n. 5, set./out. 2002. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/6461/5045. Acesso em: 17 jul. 2020.

ALBUQUERQUE, M. E. B. C. Representação temática da informação na literatura de cordel. Curitiba: Appris, 2013.

ALBUQUERQUE, M. E. B. C.; GAUDÊNCIO, S. M.; SANTOS, R. F. Reflexões teóricas em representação da informação. In: ALBUQUERQUE, M. E. B. C; MARTINS, G. K.; MOTA, D. A. R. (org.). Organização e representação da informação e do conhecimento: intersecções teórico-sociais. João Pessoa: UFPB, 2019. p. 13-24. Disponível em: http://www.editora.ufpb.br/sistema/press5/index.php/UFPB/catalog/view/355/577/3036-1. Acesso em: 05 set. 2021.

ANDRADE, S. M.; SOARES, D. A. Dados e informação em saúde: para que servem? In: ANDRADE, S. M.; CORDONI JUNIOR, L.; SOARES, D. A. (Org.). Bases da saúde coletiva. Londrina: UEL; Rio de Janeiro: ABRASCO, 2001. Cap. 9, p. 161-181.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n.10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília: Senado Federal, 03 dez. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 10 maio 2020.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. eMAG: modelo de acessibilidade em governo eletrônico: versão 3.1. 2014. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-digital/eMAGv31.pdf/view. Acesso em: 10 jul. 2020.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Apresentação do sistema: metodologia de desenvolvimento de sistemas fase visão ASES-Web. 2016. Disponível em: https://softwarepublico.gov.br/social/articles/0003/8434/MDS_Fase_A01_-_Apresenta__o_do_Sistema_-_v1.0.5.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

CAFÉ, L.; SALES, R. Organização da informação: conceitos básicos e breve fundamentação teórica. In: ROBREDO, J.; BRÄSCHER, M. (Org.). Passeios no bosque da informação: estudos sobre representação e organização da informação e do conhecimento. Brasília: IBICT, 2010. 335p. cap. 6, p. 115-129. Disponível em: http://www.ibict.br/publicacoes/eroic.pdf. Acesso em: 23 maio 2021.

CAFÉ, L. M. A.; BRÄSCHER, M. Organização da informação e bibliometria. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 54-75, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13nesp1p54. Acesso em: 18 set. 2021.

FERREIRA, S. B. L.; CHAUVEL, M. A.; FERREIRA, M. G. A. L. E-acessibilidade: tornando visível o invisível. Morpheus: Revista Eletrônica em Ciência Humanas, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10, 2007. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/morpheus/article/view/4780/4271. Acesso em: 27 jun. 2021.

GONZÀLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. Para uma reflexão epistemológica acerca da Ciência da Informação. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 5-18, jan./jun. 2001. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/article/download/6883 . Acesso em: 16 set. 2021.

HOTT, D. F. M.; RODRIGUES, G. M.; OLIVEIRA, L. P. Acesso e acessibilidade em ambientes web para pessoas com deficiência. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, Marília, v. 12, n. 4, p. 45-52, dez. 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/8318. Acesso em: 10 jun. 2020.

KOBASHI, N. Y. Análise documentária e representação da informação. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 5-27, jul./dez. 1996.

LE COADIC, Y. F. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

NICHOLL, A. R. J. O Ambiente que promove a inclusão: conceitos de acessibilidade e usabilidade. Revista Assentamentos Humanos, Marília, v. 3, n. 2, p. 49-60, dez. 2001.

NOVELLINO, M. S. F. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 1, n. 2, p. 37-45, jul./dez. 1996. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/335. Acesso em: 02 jun. 2021.

ODDONE, N. E. Atividade editorial & ciência da informação: convergência epistemológica. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 1998. Disponível em: http://eprints.rclis.org/3847/1/NanciOddone_1.PDF. Acesso em: 25 maio 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Folha informativa sobre COVID-19. maio 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/apoio-da-opas-ao-brasil-durante-pandemia-covid-19. Acesso em: 26 ago. 2021.

PEREIRA, E. C.; BUFREM, L. S. Princípios de organização e representação de conceitos em Linguagens Documentárias. Encontros Bibli: Revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, n. 20, 2005, p. 21-37. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2005v10n20p21/302e. Acesso em: 27 jun. 2021.

PINHO, J. A. G. Internet, governo eletrônico, sociedade e democracia no Brasil: algumas questões básicas em debate. Revista VeraCidade, Salvador, v. 3, n. 3, maio 2008. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/democraciadigital/pinho2008b.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

SANTANA, M. M.; ALBUQUERQUE, A. C. A produção científica da organização da informação relacionada com a acessibilidade. In: COLÓQUIO EM ORGANIZAÇÃO, ACESSO E APROPRIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO, 2., 2017. Anais [...]. Londrina: UEL, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/coaic2019/coaic2019/paper/viewFile/638/441. Acesso em: 12 jul. 2020.

SANTOS, R. N. R.; TARGINO, M. G.; FREIRE, I. M. Temática diversidade sexual na Ciência da Informação: a perspectiva da responsabilidade social. REBECIN, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 114-135, jan./jun. 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2017/09/pdf_c5641c98ab_0000026454.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.

SOUZA, C. L. N.; LUZ, Z. P.; RABELLO, A. Análise da informação sobre a leishmaniose visceral disponível em portais brasileiros da rede mundial de computadores: internet. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Uberaba, v. 41, n. 4, p. 352-357, ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v41n4/a06v41n4.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.

TORRES, E. F.; MAZZONI, A. A.; ALVES, J. B. M. A acessibilidade à informação no espaço digital. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 83-91, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652002000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em 12 abr. 2021.

VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Recomendações de usabilidade e de acessibilidade em projetos de ambientes informacionais digitais para idosos. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 1-23, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/114755. Acesso em: 01 maio 2020.

W3C Brasil. Missão do W3C. c2011. Disponível em: http://www.w3c.br/Sobre/MissaoW3C. Acesso em: 12 maio 2021.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LAGE, Sandra Regina Moitinho; KAWAKAMI, Tatiana Tissa; PAIVA, Andréia Del Conte de; LUNARDELLI, Rosane Suely Alvares. A representação temática da informação e a acessibilidade digital em tempos excepcionais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 1, p. 236–256, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p236-256. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/190942.. Acesso em: 23 abr. 2024.