Gestão da informação e gestão do conhecimento: uma análise dos trabalhos científicos indexados na Brapci

Autores

  • Bruno Henrique Alves Universidade Federal Fluminense
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i2p107-123

Palavras-chave:

estudos métricos, produção científica, gestão da informação, Gestão do conhecimento, Brapci

Resumo

O objetivo do trabalho é conhecer o estado da arte brasileira sobre gestão da informação e gestão do conhecimento, uma vez que se constituem em temáticas significativas para o campo da Ciência da Informação. Nesse intuito, analisou-se os trabalhos científicos sobre gestão da informação e gestão do conhecimento publicados em periódicos e indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), no período de 1972-2020. Como procedimento inicial da pesquisa, realizou-se um levantamento dos trabalhos científicos no período em estudo, indexados na Brapci. Para a análise dos principais enfoques temáticos presentes nos trabalhos científicos publicados, utilizou-se o método análise de conteúdo, mais especificamente a técnica análise categorial, cujas categorias foram estabelecidas a posteriori. Observou-se que os subtemas mais recorrentes foram: captação/construção/compartilhamento/retenção (processos realizados em distintos ambientes; inteligência competitiva/inteligência organizacional (gestão estratégica). De acordo com os dados sistematizados referentes à elite de pesquisa, destaca-se que esse conjunto de pesquisadores foram responsáveis em publicar, considerando as coautorias, um total de 40,1% dos trabalhos científicos. Vale destacar que os instrumentos para avaliar determinado objeto de estudo tem como objetivo socializar o conhecimento científico. Os resultados obtidos indicam que esses autores possuem uma significativa visibilidade junto ao campo científico em estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Henrique Alves, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Marília, SP, Brasil. Docente da Universidade Federal Fluminense – UFF, Brasil.

  • Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP, Brasil. Professora Titular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Marília, SP, Brasil.

Referências

ALVES, B. H. Sociologia de Pierre Bourdieu e os pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq em Ciência da Informação. 2018. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997. 226 p.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E

TECNOLÓGICO [CNPq]. Bolsas individuais no país. 2015. Disponível: http://memoria.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100343. Acesso em: 3 nov. 2021.

DIAS, M. M. K.; BELLUZZO, R. C. B. Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC, 2003.

URBIZAGÁSTEGUI ALVARADO, R. Elitismo na literatura sobre a produtividade dos autores. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 2, p. 69-79, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/SnpLqRVBYHYnrHPjVvpRxNv/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 3 dez. 2021.

VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento em ambientes

organizacionais: conceitos e compreensões. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/119521 . Acesso em: 3 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALVES, Bruno Henrique; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da informação e gestão do conhecimento: uma análise dos trabalhos científicos indexados na Brapci. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 13, n. 2, p. 107–123, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i2p107-123. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/193130.. Acesso em: 19 abr. 2024.