Da Ausência à Evidência: notas teórico-críticas sobre o Princípio da Ausência, Epistemicídio e Reparação Epistêmica em bibliotecas e Biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p47-72

Palavras-chave:

Princípio da ausência., Epistemicídio., Apartheid epistêmico., Reparação Epistêmica., Biblioteconomia., Bibliotecas.

Resumo

O presente artigo discute a influência do princípio da ausência e do epistemicídio do conhecimento negro na construção de acervos em bibliotecas e unidades de informação e a formação de pessoas bibliotecárias. O referencial teórico está embasado na literatura científica do campo biblioteconômico-informacional, aliado à filosofia, artes, educação e ciências sociais para refletir sobre o princípio da ausência, de Grada Kilomba, o epistemicídio, de Sueli Carneiro e Boaventura Sousa Santos, e o apartheid epistêmico, de Reiland Rabaka como elementos propagadores da racialidade branca em bibliotecas, formação e espaços de informação. Ao final, em prol da reparação epistêmica em bibliotecas e formação bibliotecária, são apresentadas três estratégias de combate às injustiças epistêmicas (FRICKER, 2007, 2013) e ausência do conhecimento negro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Franciele Carneiro Garcês da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutoranda em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/ECI/UFMG). Docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC).

  • Rubens Alves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP, SP, Brasil; Professor Associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, MG, Brasil. Coordenador do NEPPaMCs - Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Referências

ADLER, M. The case for taxonomic reparations. Knowlodge Organization, Edmonton, v. 43, n. 8, p. 630-640, 2016.

ALMEIDA, T. Os loci epistêmicos e o método analítico como forma de compreensão do ensino e da pesquisa em organização do conhecimento no Brasil do século XXI. 430 f. 2019. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2019.

AQUINO, M. A.; SANTANA, V. A. Entre a informação e o conhecimento, imbricam-se tensas relações para inclusão de negros na sociedade contemporânea. Inclusão Social, Brasília, v. 4, n. 1, 2010.

ARAÚJO, V. P. C. O conceito de currículo oculto e a formação docente. REAe: Revista de Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 3, n. 6, p. 29-39, jul./dez. 2018.

BÂ, A. H. A tradição viva. In: KI-ZERBO, J. História geral da África. São Paulo: Ática, 1982. p. 181-218.

BASTOS, P. N. Desafios políticos e dialógicos ao projeto de reforma agrária popular do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, São Cristóvão, v. 20, p. 220-235, 2018.

BONILLA-SILVA, E. Racismo sem racistas: o racismo da cegueira da cor e a persistência da desigualdade na América. São Paulo: Perspectiva, 2020.

BRITZ, J. J.; PONELIS, S. Social justice and the international flow of knowledge with specific reference to African scholars. Aslib Proceedings, Bingley, v. 64, n. 5, p. 462-477, 2012.

CAMPOS, A. F.; VALÉRIO, E. D. Aya biblioteca: investigação para a encontrabilidade da informação étnico-racial. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 8, n. 2, p. 105-120, 2021.

CARDOSO, F. C. O negro na biblioteca: mediação da informação para a construção da identidade negra. Curitiba: CRV, 2015. 114 p.

CARDOSO, L. Branquitude acrítica e crítica: a supremacia racial e o branco anti-racista. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, v. 8, n. 1, p. 607-630, ene./jun. 2010.

CARDOSO, V. F. A. Práticas antirracistas: biblioteca escolar como espaço de emancipação cidadã a partir das leis 10.639/03 e 11.645/08. In: SILVA, F. C. G. (org.). Bibliotecári@s negr@s: pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e bibliotecas. Florianópolis: Rocha; Nyota, 2020.

CARNEIRO, S. A. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 339 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

CARVALHO, J. J. Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

CERQUEIRA, F. O. O pretoguês como comunidade de prática: concordância nominal e identidade racial. Traços de Linguagem, Cáceres, v. 4, n. 1, p. 75-88, 2020.

CHIU, A.; ETTARH, F. M.; FERRETTI, J. A. Not the shark, but the water: how neutrality and vocational awe intertwine to uphold white supremacy. In: LEUNG, S.Y.; LOPEZ-MCKNIGHT, J. R. (org.). Knowledge Justice: disrupting library and information studies through critical race theory. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 2021. p. 49-71.

COATES, T-N. Between the world and me. New York: Spiegel & Grau, 2015.

CURVO, L. F. S. A biblioteca escolar na perspectiva da promoção da igualdade racial. Revista Bibliomar, São Luís, v. 20, n. 1, p. 106-130, 2021.

DAIBERT, R. A religião dos bantos: novas leituras sobre o calundu no Brasil colonial. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 55, p. 7-25, jan.-jun. 2015.

DE CLERCQ, D.; SARIDAKIS, G. Informational injustice with respect to change and negative workplace emotions. Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, Bingley, v. 2, n. 4, p. 346-369, 2015.

DELGADO, R.; STEFANCIC, J. Teoria crítica da raça: uma introdução. São Paulo: Contracorrente, 2021.

FERREIRA, G. D; MACHADO, E. C. A biblioteca pública e a promoção da cultura e identidade de remanescentes quilombolas: o projeto Pontos de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018, Marília. Anais [...]. Marília: UNESP, 2018.

FLEURI, R. M. Desafios à educação intercultural no Brasil. PerCursos, Florianópolis, v. 2, n. 0, p. 1-14, set. 2001.

FONTES, S. R.; MARTINS FILHO, L.J. Práticas pedagógicas em educação das relações étnico-raciais nas bibliotecas escolares. In: SILVA, Franciéle C. Garcês da; LIMA, Graziela S. (org.). Bibliotecári@s negr@s: ação, pesquisa e atuação política. Florianópolis: ACB, 2018. p. 295-318.

FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 15, n. 14-15, p. 231-239, 2006.

FRASER, N. Recognition without ethics? Theory, Culture & Society, [s.l.], v. 18, n. 2-3, p. 21-42, 2001. Doi: https://doi.org/10.1177/02632760122051760

FRICKER, M. Epistemic injustice: powerand the ethics of knowing. Oxford: Oxford University Press, 2007.

FRICKER, M. Epistemic justice as a condition of political freedom? Synthese, [S. l.], v. 190, n. 7, p. 1317-1332, may 2013.

GARCÊS, F. C.; GARCEZ, D. C.; SILVA, L. K. R. Black librarians and racial and informational justice for the brazilian black population. In: BLACK, K.; MEHRA, B. (ed.). Antiracist Library and Information Science: Racial Justice and Community. Bingley: Emerald, 2022. (no prelo)

GHANI, N. Racism. In: SCHAEFER, R. T. (ed). Encyclopedia of race, ethnicity, and society. London: SAGE, 2008. p. 1113-1115.

GOMES, E. Afrocentricidade: discutindo as relações étnico-raciais na biblioteca. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 738-752, ago./nov., 2016.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, [s.l.], p. 223-244, 1984.

HONMA, T. Foreword. In: SCHLESSELMAN-TARANGO, G. (Ed.). Topographies of whiteness: mapping whiteness in Library and Information Science. Sacramento: Library Juice Press, 2017. p. 79- 98.

HONMA, T. Introduction to part I. In: LEUNG, S. Y.; LOPEZ-MCKNIGHT, J. R. (org.). Knowledge justice: disrupting library and information studies through critical race theory. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology, 2021. p. 45-48.

HONMA, T. Trippin’ over the color line: the invisibility of race in library and information studies. InterActions: UCLA Journal of Education and Information Studies, [S. l.], v. 1, n. 2, 2005.

HUDSON, D. J. H. The whiteness of praticality. In: SCHLESSELMAN-TARANGO, G. (ed.). Topographies of Whiteness: mapping whiteness in library and information studies. Sacramento: Library Juice, 2017. p. 203-234.

JESUS, A. C. S.; MORAES, I.; MACEDO, L. H. S. A importância da inclusão de obras de escritoras negras nos acervos das bibliotecas públicas municipais do estado de São Paulo. In: SILVA, F. C. G; LIMA, G. S. (org.). Bibliotecári@s negr@s: ação, pesquisa e atuação política. Florianópolis: ACB, 2018. p. 319-348.

KEHL, R. F. Conferencia de propaganda eugênica. Annaes de Eugenía, [S. l.], p. 67-79, 1919.

KEHL, R. F. Eugenía e medicina social: problemas da vida. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1923.

KILOMBA, G. Fanon, existência, ausência: Prefácio. In: FANON, Franz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: Ubu, 2020.

LAURINDO, K. R.; PIZARRO, D. C. Memória e resistência: a história do Quilombo Vidal Martins. In: ENCONTRO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIAS(OS) NEGRAS(OS) E ANTIRRACISTAS, 2., 2021, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: UFMG, 2021.

LIMA, G. S.; SILVA, F. C. G.; COSTA, A.; SILVA, A. S.; SOUZA, G. K. S. Africanizando os acervos: política de gestão de acervos para bibliotecas especializadas na temática afro-brasileira e africana. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, n. 3, v. 14, p. 88-103, 2018.

MACIEL, M. E. S. A eugenia no Brasil. Anos 90, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 121-130, 1999.

MATA, D. X. Uma arqueologia do discurso biobibliográfico: um percurso dos dicionários biográficos da renascença às plataformas biobibliográficas contemporâneas. Dissertação (Mestrado) – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

MATHIESEN, K. Informational justice: a conceptual framework for social justice in library and information services. Library Trends, Illinois, v. 64, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0044.

MEDEIROS, F. G. G.; PRESSER, N. H. Informação e inclusão social: perspectivas possíveis. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 7, n. 1, p. 19-33, jan./abr. 2020.

MEHRA, B. Social Justice in Library and Information Science and Services. Library trends, Illinois, v. 64, n. 2, p. 179-197, 2015.

MEHRA, B.; ALBRIGHT, K. S.; RIOUX, K. A Practical framework for social justice research in the information professions. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, [s.l.], v. 43, n. 1, p. 1–10, 2007.

MILES, R.; BROWN, M. Racism. Londres: Taylor & Francis e-Library, 2004.

MILLER, D. Principles of social justice. Cambridge: Harvard University Press, 1999.

MUFWENE, S. Ecologia da língua: algumas perspectivas evolutivas. Ecolinguística: Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem, Brasília, v. 2, n. 1, p. 21-38, 2016.

MUNANGA, K. Racismo: da desigualdade à intolerância. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 51-54, abr./jun. 1990.

MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NASCIMENTO, E. L. Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.

NASCIMENTO, G. Entre o lócus de enunciação e o lugar de fala: marcar o não-marcado e trazer o corpo de volta na linguagem. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 60 n. 1, p. 58-68, jan./abr. 2021.

NASCIMENTO, G. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

OLIVEIRA, R. J. Segregação racial, territórios negros e saúde mental. ODEERE, Jequié, v. 2, n. 4, p. 84-109, 2017.

PETIT, S. H. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afro ancestral e tradição oral. Fortaleza: EdUECE, 2015.

POMPEU, F. (ed.). Os efeitos psicossociais do racismo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto AMMA Psique e Negritude, 2008.

PYATI, A. K. Critical theory and information studies: a Marcusean infusion. Policy Futures in Education, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 83-89, 2006.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y America Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales: perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO/UNESCO, 2000.

RABAKA, R. Against Epistemic Apartheid: W. E. B. Du Bois and the disciplinary decadence of sociology. Lanham, Maryland: Lexington Book, 2010.

SANTANA, V. A.; AQUINO, M. A. A responsabilidade social e ética e a inclusão de afrodescendentes em discursos de profissionais da informação em universidade pública. Biblionline, [S. l.], v. 5, n. 1/2, p. 1-24, 2009.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice. São Paulo: Cortez, 1995.

SANTOS, J. L. C. A. O Pretuguês e a internacionalização da língua e da cultura brasileira - afinal, que língua queremos internacionalizar? Cadernos de Linguística, [S. l.], v. 2, n. 2, e371, 2021.

SANTOS, R. F.; VALÉRIO, E. D. O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, São Cristóvão, v. 5, n. Especial, p. 14-23, 2018.

SCHUCMAN, L. V. Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 26, n.1, p. 83-94, 2014.

SILVA JÚNIOR, J. F. Identidade negra e mediações da informação (étnico-racial) em blogs de funk. 2019. 238 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2019.

SILVA, A. C. E.; BERNARDINO, M. C. R.; SILVA, J. História e cultura afro-brasileira: um olhar sobre a lei 10639/2003 nas bibliotecas escolares. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, n. 2, p. 1-16, 2014.

SILVA, F. C. G. A inserção das temáticas africana e afro-brasileira e o ensino de Biblioteconomia: avaliação em Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, p. 144-182, 2019b.

SILVA, F. C. G. Colonialidade do saber e dependência epistêmica na biblioteconomia: reflexões necessárias. In: DUQUE-CARDONA, N.; SILVA, F. C. G. Epistemologias Latino-americanas em Biblioteconomia e Ciência da Informação: contribuições da Colômbia e do Brasil. Florianópolis: Rocha; Nyota, 2020.

SILVA, F. C. G. Representações sociais acerca das culturas africana e afro-brasileira na educação em Biblioteconomia no Brasil. 2019. 521 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2019a.

SILVA, F. C. G.; GARCEZ, D. C.; SILVA, R. A. Conhecimento das margens: da injustiça epistêmica à valorização do conhecimento negro em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista ACB: Biblioteconomia em SC, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 1-19, 2022.

SILVA, F. C. G.; PIZARRO, D. C.; SALDANHA, G. S. As temáticas africana e afro-brasileira em biblioteconomia e ciência da informação. Tendências da Pesquisa em Ciência da Informação, [S. l.], v. 10, p. 1-21, 2017.

SILVA, F. C. G.; SALDANHA, G. S. As culturas africanas e afrodescendentes em Biblioteconomia & Ciência da Informação no Brasil: epistemologia histórica, pensamento crítico e meio social. In: SPUDEIT, D. F. A. O.; PEREIRA, D. B.; LOBÃO, I. S. L.; DAVID, J. G. (Org.). Formação e atuação política na Biblioteconomia. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.

SILVA, F. C. G.; SALDANHA, G. S. Biblioteconomia negra brasileira: caminhos, lutas e transformação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1-24, 2019.

SILVA, G. C. Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de matriz africana para a formação de professores/as. 2013. 243 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

SILVA, M. F. A questão da representação das religiões de matriz africana na CDD: uma análise crítica da umbanda. 2018. 220 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

SILVA, Q. R.; VALÉRIO, E. D. A biblioteca escolar na luta cona o racismo. In: SILVA, F. C. G.; LIMA, G. S. (org.). Bibliotecári@s Negr@s: informação, educação, empoderamento e mediações. Florianópolis: Rocha, 2019. p. 183-198.

SILVA, R. P. Trauma Cultural e sofrimento social: do banzo às conseqüências psíquicas do racismo para o negro. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 29., 2017, Brasília. Anais [...] Brasília: UnB, 2017.

SIQUEIRA, T. G. S. Ação cultural de mediação de leitura em comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas: relato de experiência da expedição barco biblioteca. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, p. 68-83, 2019.

SOUSA, M. A.; ALBUQUERQUE, M. E. B. C. Informação étnico-racial: proposta de glossário sob a égide da Semântica Discursiva. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, [S. l.], n. 1, v. 10, p. 95-104, 2015.

TANUS, G. F. S. C; TANUS, G.; OLIVEIRA, F. F.; ALVES, G. P.; SANTIAGO, M. A.; GOMES, M. V. S. J.; SILVA, S. S.; OLIVEIRA, S. G. T. A literatura afro-brasileira no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-24, 2020.

TANUS, G.; TANUS, G. F. S.C. Onde estão os autores e autoras negras? a literatura afro-brasileira nos acervos das bibliotecas públicas brasileiras. Diacrítica, Braga, v. 34, n. 2, p. 249-263, 2020.

TELLA, M. A. P. Atitude, arte, cultura e autoconhecimento: o rap como voz da periferia. 2000. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

VALÉRIO, E. D.; BERNARDINO, M. C. R.; SILVA, J. A produção científica sobre os (as) negros nos ENANCIBs sob um olhar cientométrico. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 2, 2012.

VALÉRIO, E. D.; CAMPOS, A. F. Educação antirracista no ensino da Biblioteconomia. Revista Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 5, n. esp., p. 118-126, 2019.

VASCONCELOS, F. A. Filosofia ubuntu. Logeion: filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 100-112, 2017. DOI: 10.21728/logeion.2017v3n2.p100-112.

VIEIRA, S. C.; VALÉRIO, E. D. Mapeando o acervo bibliográfico para uma agenda antirracista. In: SILVA, F. C. G. (org.). Bibliotecári@s negr@s: pesquisas e experiências de aplicação da Lei 10.639/2003 na formação bibliotecária e bibliotecas. Florianópolis: Rocha; Nyota, 2020.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da Ausência à Evidência: notas teórico-críticas sobre o Princípio da Ausência, Epistemicídio e Reparação Epistêmica em bibliotecas e Biblioteconomia. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 47–72, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p47-72. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/194447.. Acesso em: 28 mar. 2024.